Marinha dos EUA concluiu certificação PALS no HMS Queen Elizabeth. Uma equipe do Escritório do Programa de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Naval (PMA-213), do Comando de Sistemas Aéreos da Marinha dos EUA (NAVAIR), concluiu a certificação do sistema de aproximação e pouso de precisão (PALS) do porta-aviões da Marinha Real do Reino Unido, HMS Queen Elizabeth (R08). A nova nau-captânia do Reino Unido partirá para a sua primeira implantação operacional no final do mês de maio.
O PALS inclui o Sistema de Pouso por Instrumentos em Porta-Aviões AN/SPN-41B (ICLS), fornecido sob o Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), e o Sistema de Pouso de Precisão AN/USN-3 (JPALS). O JPALS foi instalado no HMS Queen Elizabeth, como um ativo dos EUA em apoio às operações embarcadas dos F-35B do Marine Fighter Attack Squadron 211 (VMFA-211), que irão compor a implantação operacional do Carrier Strike Group 21 (CSG21)
As fases iniciais da instalação do PALS foram apoiadas remotamente pela Divisão de Controle de Tráfego Aéreo e sistemas de Pouso (ATC&LS), do Naval Air Warfare Center Webster Outlying Field (NAWCAD WOLF).
Após a conclusão das instalações iniciais realizadas, em fevereiro, uma equipe da NAWCAD WOLF viajou para o Reino Unido para finalizar a instalação dos equipamentos. Junto com membros do Naval Test Wing Atlantic ATC&LS Test Branch e do Esquadrão de Testes e Avaliações 23 (VX 23), foi concluída em março, a parte marítima da certificação.
A ATC&LS Test Branch é a autoridade de certificação para todos os navios militares Americanos. Neste caso específico, ela assumiu a função para atender ao JPALS de propriedade dos EUA, instalado a bordo do HMS Queen Elizabeth, ao mesmo tempo que apoia as recomendações de certificação para sistemas FMS instalados.
@FFO