Mais um Atlas Cheetah C para a Draken International. Depois de quase 20 anos armazenado, um Atlas Cheetah C, ex-Suid Afrikaanse Lugmag, ou Força Aérea da África do Sul (SAAF), em 09 de de abril passado, realizou seu primeiro voo após revisão. O caça é mais um adquirido pela empresa de treinamento privado americana Draken International.
O Cheetah C, matrícula SAAF 376, não voava desde outubro de 2001, e para realizar o voo de experiências, foi acionado o piloto de testes Ivan “Viking” Pentz, da Denel Aeronautics (sucessora da Atlas Aircraft Corporation).
Este Cheetah C faz parte de um lote de doze caças do mesmo modelo que estão passando pelo processo de revisão geral e atualização de aviônicos e componentes, realizados nas instalações da Denel, no Aeroporto Internacional OR Tambo, em Joanesburgo, África do Sul.
O Atlas Cheetah é uma versão atualizada do Dassault Mirage III, desenvolvida pela empresa sul-africana Atlas Aviation para a SAAF, com as primeiras unidades entregues em 1986. Cerca de 70 aeronaves foram operadas até a desativação total em 2008. Doze doze aeronaves fora vendidas para a Força Aérea Equatoriana (FAE), e a maioria das células restantes foi armazenada.
Em 2017, doze Cheetah C (monoposto) foram vendidas para a Draken International, e serão enviadas para os EUA após a revalidação do certificado de aeronavegabilidade com todos os testes concluídos.
Os Cheetah C conhecidos como destinados para a Draken International seriam os ex. SAAF 341, 344, 355, 370, 373, 375 e agora 376. Nos EUA as aeronaves devem receber as matrículas civis na série N681EM até N692EM.
A Draken International atualmente é uma das maiores empresas do crescente mercado de suporte e treinamento aéreo adversário (Red Air ou Agressor), oferecendo suporte nas áreas de Joint Terminal Attack Controller (JTAC), Close Air Support (CAS), treinamento de voo, simulação de ameaças, suporte de guerra eletrônica, reabastecimento aéreo, pesquisa e serviços de teste para o Departamento de Defesa dos EUA, e claro, treinamento adversário para Forças Aéreas.
Além dos 12 Atlas Cheetah C/D adquiridos da SAAF, a frota da empresa possui nove Aermacchi MB339CB, cinco Aero L-39 Albatros, 24 Aero L-159E, 13 Douglas A/TA-4K/N Skyhawks, 22 Dassault Mirage F1M/B e 37 Mikoyan MiG-21MF/BIS e MiG-21UM.
@FFO