Voou o primeiro RQ-4B Global Hawk do Japão. Em 15 de abril, a Northrop Grumman Corporation realizou com sucesso, em Palmdale, Califórnia, o primeiro voo do RQ-4B Global Hawk destinado para o Japão. Com uma combinação incomparável de alcance, resistência e capacidade de carga útil, o Global Hawk é a única plataforma que oferece maior flexibilidade de coleta de dados do que recursos espaciais ou de média altitude.
“A versão desarmada do RQ-4B Global Hawk, fornecerá apoio para a Força Aérea de Autodefesa do Japão, em missões de inteligência, monitoração de ameaças, vigilância e proteção de fronteiras, reconhecimento e assistência humanitária em momentos de necessidade”, disse Jane Bishop, vice-presidente e gerente geral de sistemas
autônomos da Northrop Grumman.
O Global Hawk é o único veículo aéreo não tripulado (UAV) para operações em alta altitude e de longa duração (HALE), que fornece uma transmissão de dados sob demanda, quase em tempo real, 24 horas por dia.
O Global Hawk se integra a outros recursos de inteligência das forças de autodefesa japonesas, incluindo unidades de comando e controle baseadas em solo. A capacidade do RQ-4B fornecerá soluções avançadas de monitoração e contenção de ameaças regionais, garantindo que o Japão se imponha com uma postura de segurança nacional altamente eficaz.
O Global Hawk é um importante componente da família ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) global em rede, de sistemas autônomos HALE da Northrop Grumman, para nações aliadas e organizações de defesa conjunta em todo o mundo. Os dados ISR coletados pelo Global Hawk, oferecem informações para que oficiais e tomadores de decisão, possam agir com maior precisão e assertividade.
Quando a frota japonesa estiver operacional, ela fará parte de uma lista crescente de nações aliadas que operam o Global Hawk em missões HALE, entre elas os EUA, Austrália, Coréia do Sul e a OTAN.
Em novembro de 2015, o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma venda de três RQ-4B para o Japão. O contrato entre a Northrop Grumman e o Ministério da Defesa japonês foi assinado apenas em outubro de 2017. Os três Global Hawk da JASDF ficarão sediados na Base Aérea de Misawa, norte da ilha de Honshū.
@FFO