Frota de Mi-35M da FAB será revisada em Minas Gerais. A frota de helicópteros de combate Mil Mi-35M “Hind” da Força Aérea Brasileira (FAB), será revisada pela empresa Russian Helicopters Holding, parte do grupo estatal Rostec State Corporation. O anúncio foi divulgado no último dia 12 de abril em comunicado oficial da empresa.
Os serviços serão realizados em Minas Gerais pela IAS Fly Ahead (Indústria Brasileira de Aviação e Serviços), no âmbito das obrigações contratuais do fabricante russo, quando do fornecimento dos helicópteros “Hind” para o governo brasileiro. O contrato de revisão entre a IAS e a FAB foi assinado no final de 2020.
A IAS Fly Ahead e a Russian Helicopters são os únicos centros para revisão geral e reparo (MRO) autorizados à executar esses serviços na frota Mi-35M da FAB. A empresa russa fornecerá kits de reparo e componentes novos para as unidades que serão revisadas no Brasil, bem como existe a possibilidade de que algumas células sejam revisadas para a Rússia. Nas instalações da IAS, em São José da Lapa (MG), próxima ao Aeroporto Internacional de Confins, cada um dos helicópteros Mi-35M passará por revisão geral de célula (airframe), dos motores VK-2500, transmissão principal VR-24 (main gearbox VR-24), e diversos outros componentes.
Em outubro de 2008, o governo brasileiro assinou um contrato no valor aproximado de US$ 360 milhões para a aquisição de 12 helicópteros Mi-35M “Hind”, designados militarmente na FAB como “AH-2 Sabre”. Além das células, o contrato previu o fornecimento de treinamento, peças de reposição e um pacote de suporte de cinco anos.
Em 17 de abril de 2010, os primeiro três primeiros AH-2 Sabre entraram em operação no 2º/8º GAV – Esquadrão Poti, sediado na Base Aérea de Porto Velho (RO). Os doze helicópteros do Esquadrão Poti, são destinados primariamente para missões de vigilância de fronteira, superioridade aérea, ataque ao solo, apoio aéreo aproximado, escolta armada, entre outros.
As aeronaves estão equipadas com um canhão móvel de cano duplo Gryazev-Shipunov GSh-23 calibre 23 mm, uma torreta com FLIR, telêmetro laser, mísseis ar-solo guiados KBM/Degtyarev 9M120 Ataka (AT-9 Spiral-2) com 6 km de alcance e quatro lançadores para 20 foguetes ar-solo calibre 80 mm, além de lançadores múltiplos de chaff e flare.
@FFO