França anuncia aquisição de H225M Caracal e drones VSR700. O Ministério das Forças Armadas da França (MDA), anunciou que a Direção Geral de Armamento (DGA) assinou um contrato com a Airbus Helicopters para a aquisição de oito H225M Caracal e o segundo protótipo do VSR700 SDAM (Sistema Aéreo de Drone Marítimo).
Os oito H225M foram adquiridos para o programa de modernização da frota de helicópteros da Força Aérea e Espacial Francesa (AAE), e irão substituir os velhos Aerospatiale AS332 Puma, entre 2024 e 2025. O drone VSR700 é derivado do helicóptero Cabri G2, produzido pela Helicoptères Guimbal, e está sendo desenvolvido para operação a partir de embarcações de assalto classe Mistral e de Fragatas da Marinha Nacional Francesa .
Este pedido faz parte de um plano de estímulo para apoiar a indústria da aviação nacional anunciado pelo governo francês em 2020, que ainda inclui um pedido de dois Airbus H145 para o Sécurité Civile e dez H160 para a Gendarmerie Nationale.
“Estamos muito gratos ao governo francês por seu apoio à indústria aeronáutica por meio do plano de estímulo. Esta é uma situação “win win”, pois a aeronave atende a uma necessidade operacional real das forças armadas francesas e este pedido permite à Airbus Helicopters garantir empregos e habilidades essenciais a médio prazo”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.
“As forças armadas francesas estão enfrentando desafios crescentes e variados e estou confiante de que o H225M, graças ao seu excelente alcance e capacidade multifuncional, será um ativo eficiente e confiável que irá aprimorar suas operações no país e no exterior. O VSR700 também é um programa crucial. Fornecerá à Marinha Francesa uma plataforma autônoma altamente capaz e abrirá o caminho para futuros sistemas não tripulados dentro do portfólio da Airbus Helicopters”, completou Bruno Even.
A indústria de helicópteros foi seriamente afetada pela pandemia Covid-19, que em 2020 viu o mercado mundial encolher 50%. O apoio do governo francês ajudará a garantir 960 empregos na Airbus Helicopters e seus fornecedores nos próximos três anos. Esses contratos beneficiarão a indústria francesa de helicópteros, incluindo fornecedores como a Safran Helicopters Engines, a Safran Power Units, a Safran Electronic Defense, a Thales, além da Hélicoptères Guimbal e seus fornecedores.
Mais de 300 fornecedores franceses estão envolvidos na cadeia de suprimentos da produção do H225M, e o contrato beneficiará uma variedade de pequenas e médias empresas.
@FFO