A França divulgou mais detalhes sobre o futuro PANG. Na última semana, o Ministério das Forças Armadas da França (MDA) revelou mais detalhes sobre o Porte-Avions de Nouvelle Génération (PANG), ou porta-aviões de próxima geração. O casco será construído em blocos entre 2031 e 2034 e a montagem final entre 2034 e 2036, no estaleiro de Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, oeste da França.
Um modelo em escala reduzida do navio, está em testes no Centro de Hidrodinâmica DGA (Direção Générale de l’Armement), das Forças Armadas Francesas, localizado em Val-de-Reuil, Normandia. Após esta etapa, o modelo será levado para avaliações em em um lago no sul da França. O DGA Hydrodynamics de Val-de-Reuil é o maior centro de testes navais da Europa, sendo utilizado regularmente pela Marinha Real Britânica (Royal Navy).
Assim como a nova geração de porta-aviões da classe Ford que está sendo construída para a Marinha dos Estados Unidos, o PANG será equipado com dois ou três o Sistema de Lançamento de Aeronaves Eletromagnéticos (EMALS), desenvolvido pela empresa americana General Atomics em Lakehurst, Nova Jersey. O cronograma prevê que até 2030, o sistema de lançamento será testado pelos novos caças Rafale M (Maritime) de nova geração (NGF), em desenvolvimento.
A atual nau-capitânia francesa, o FS Charles de Gaulle, tem 261 metros de comprimento e desloca mais de 42 mil toneladas a plena carga, enquanto o futuro porta-aviões da nuclear da Marine Nationale (MN) terá mais de 300 metros, e deslocará 75 mil toneladas. Para efeito de comparação, os porta-aviões da classe Queen Elizabeth, recentemente construídos no Reino Unido, têm 280 metros de comprimento e transportam 65.000 toneladas.
A Ala aérea embarcada prevê ainda até seis helicópteros e duas aeronaves E-2D Advanced Hawkeye de controle e alerta antecipado. A capacidade de lançamento será para até 60 surtidas/dia e terá munição para uma semana de missões em alta intensidade. Estão previstas dotações de unidades equipadas com veículos aéreos não tripulados (UAV), como “loyal wingman” (alas leais) para operações conjuntas com os NGF Rafale M. A MN também está de olho nos projetos dos EUA com UAV de reabastecimento em voo, para uma eventual operação embarcada.
A tripulação será de 300 homens em 2033 e, eventualmente, até 1.100 militares à bordo. Além disso, o PANG acomodará 600 marinheiros do grupo aéreo-naval, 100 tripulantes de apoio e 200 de reforço. Os compartimentos de atracação não acomodarão mais do que oito marinheiros cada, em comparação com um máximo de 24 no porta-aviões Charles de Gaulle.
A construção do PANG está a cargo do Naval Group, que trabalha em conjunto com o estaleiro Chantiers de l’Atlantique, a TechnicAtome e a Dassault Aviation. A previsão é que a embarcação esteja operacional até o final da década de 2030.
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