USN: desativa oficialmente o LHD 6 Bonhomme Richard. A Marinha dos Estados Unidos realizou a cerimônia oficial de desativação do navio de assalto anfíbio USS Bonhomme Richard (LHD 6) na Base Naval de San Diego no dia 14 de abril. A cerimônia destacou a história do navio, sua tripulação e seu legado. A embarcação da Classe Wasp, comissionada em 1998, sofreu um grande incêndio ocorrido em 12 de julho de 2020, após uma explosão ocorrida enquanto passava por uma manutenção programada no Porto de San Diego, Califórnia. Em dezembro a USN devido aos danos, decidiu desativar o navio definitivamente, como informamos aqui.
A decisão de descomissionar o LHD 6 veio após um relatório divulgado em 30 de novembro de 2020, o onde oficiais da USN disseram que a tentativa de reparar os danos e devolver Bonhomme Richard ao serviço levaria entre cinco e sete anos e custaria cerca de US$ 2,5 bilhões a US $ 3,2 bilhões. Algo inviável e em vez disso, foi tomada a decisão de retirar o navio de serviço.
Bonhomme Richard foi o terceiro navio da USN levar este nome. Foi nomeado em homenagem à famosa fragata de John Paul Jones, chamado em francês de “Good man Richard” (Bom Homem Richard). Era uma homenagem a Benjamin Franklin, então embaixador dos Estados Unidos na França. O nome Bonhomme Richard é derivado do pseudônimo de Franklin.
“Os marinheiros [O Bonhomme Richard original] deram tudo para prevalecer contra probabilidades aparentemente impossíveis e venceram. Eles nos ensinaram que nem sempre você salva o navio , mas você nunca para de lutar. A reputação daquele espírito de luta começou a seguir nossa Marinha onde quer que navegássemos e esse mesmo espírito persiste até hoje”.
Contra-Almirante Philip Sobeck, comandante do Expeditionary Strike Group Three
Como os cinco navios da classe Wasp, o Bonhomme Richard foi projetado para embarcar, desdobrar e pousar elementos de uma força de desembarque da Marinha em operações de assalto anfíbio empregando helicópteros, embarcações de desembarque e veículos anfíbios.
Ao longo de sua história, Bonhomme Richard projetou poder e manteve sua presença servindo como a pedra angular dos Grupos Anfíbios Prontos (ARG – Amphibious Ready Groups) ou Grupos de Ataque Expedicionário (ESG – Expeditionary Strike Groups).
Pouco depois do comissionamento, o navio foi chamado à ação para a Operação Estabilizar (Operation Stabilize) em fevereiro de 2000, proporcionando operações de manutenção da paz e humanitárias na costa de Timor-Leste. Isso fez do Bonhomme Richard o primeiro navio da Marinha Americana a fazer uma implantação no Pacífico Ocidental na década de 2000.
O desdobramento seguinte de Bonhomme Richard o colocou no centro das atenções da Operação Iraqi Freedom. O navio descarregou equipamentos e mais de mil fuzileiros navais do 3rd Battalion, 1st Marines no Kuwait. Depois de entregar helicópteros de ataque e transporte, bem como tropas e veículos, Bonhomme Richard se posicionou a poucos quilômetros da costa do Kuwait para lançar aeronaves AV-8B Harrier no Iraque.
Do convés do Bonhomme Richard, os Esquadrões de Ataque dos Fuzileiros Navais VMA-211 e VMA-311 realizaram missões no Iraque empregando mais de 175.000 libras de artilharia e forneceram apoio aéreo aproximado aos fuzileiros navais em terra. No total, o navio lançou mais de 800 surtidas em apoio à Operação Iraqi Freedom. Mais de 500 delas foram lançamentos de combate.
Em 23 de abril de 2012, o Bonhomme Richard substituiu o USS Essex (LHD 2) como navio de comando do ESG Strike Group 7 e trocou os portos de origem de San Diego para Sasebo, no Japão.
Em 5 de agosto de 2017, um MV-22 do VMM-265 do Marines vinculado a 31st Marine Expeditionary Unit decolou do Bonhomme Richard e caiu em Shoalwater Bay, na costa leste da Austrália. Vinte e três pessoas foram resgatadas, enquanto três morreram, seus corpos sendo recuperados cerca de três semanas depois.
Após seis anos como peça central das operações anfíbias desdobradas da USN, o Bonhomme Richard voltou a San Diego em maio de 2018 para uma manutenção programada – que geraria em 12 julho o incêndio e, posterior, descomissionamento.
USN: desativa oficialmente o LHD 6 Bonhomme Richard. Enquanto a tripulação preparava o navio para o descomissionamento, os membros da equipe começaram lentamente a se transferir para novos comandos em toda a frota, deixando uma tripulação de tamanho mínimo a bordo para a cerimônia de descomissionamento.
“À medida que os marinheiros BHR [Bonhomme Richard] se dispersam pela frota, levevam consigo o trabalho em equipe, o espírito de corpo e de unidade para o seu próximo comando. Para esta tripulação e o que vivemos juntos é a personificação de nossos valores fundamentais de honra, coragem e compromisso. A resiliência que vi – homem ou mulher, marinheiro e até nossos mais altos escalões, unidos em nossa causa comum e força para depender um pelo outro – cumpri meu lema de treinar para lutar e lutar para vencer. Foi minha honra e privilégio absoluto servir como seu oficial comandante”.
Capitão Gregory S. Thoroman – Comandante de Bonhomme Richard.
Após seu descomissionamento, Bonhomme Richard será rebocado para as instalações da International Shipbreaking Limited, LLC em Brownsville, Texas, para desmantelamento.
@CAS