• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Imagens – Presidente turco comemora sucesso no primeiro teste em voo do míssil ar-ar Bozdogan

14 de abril de 2021
O F-16 estava equipado com os dois novos mísseis ar-ar desenvolvidos pela Turquia, mas o teste envolveu apenas o Bozdogan (Fonte: Recep Tayyip Erdoğan).
O F-16 estava equipado com os dois novos mísseis ar-ar desenvolvidos pela Turquia, mas o teste envolveu apenas o Bozdoğan(Fonte: Recep Tayyip Erdoğan).

O míssil ar-ar turco Bozdoğan, atingiu um alvo aéreo com sucesso, após ser disparado pela primeira vez de um caça Lockheed Martin F-16 da Força Aérea da Turquia (TuAF). A informação foi divulgada pelo Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, nas suas redes sociais nesta quarta-feira (14/04).

“A Turquia se tornou um dos poucos países a possuir tecnologia de mísseis ar-ar. O míssil Bozdoğan, desenvolvido por nossos jovens técnicos e engenheiros no projeto Goktug, atingiu o alvo no primeiro disparo”, comunicou o Presidente Erdoğan.

O mandatário turco publicou também um vídeo mostrando a sequência de testes do míssil ar-ar de alcance visual (WVRAAM) atingindo um drone de alta velocidade Şimşek, produzido pela Turkish Aerospace Industries (TAI).

Momento que o piloto do F-16 dispara do WVRAAM Bozdoğan (Fonte: Recep Tayyip Erdoğan).
Momento que o piloto do F-16 dispara do WVRAAM Bozdoğan (Fonte: Recep Tayyip Erdoğan).

O míssil WVRAAM Bozdoğan, ao lado do Gökdoğan, um míssil ar-ar para além do alcance visual (BVRAAM), que está em desenvolvimento, fazem parte do projeto Göktüğ dirigido pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento das Indústrias de Defesa (SAGE) do Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia (TUBITAK). Ambos são armamentos projetados para uso pelos F-16 e também pelos futuros caças Hurjets e TF-X furtivos em desenvolvimento.

O Bozdoğan (WVRAAM) e o Gökdoğan (BVRAAM) serão os primeiros mísseis ar-ar produzidos pela Turquia, e estão equipados com os sistemas localizadores mais modernos, composto por radares ativos. Ambos os mísseis utilizam tecnologia de combustível sólido de alto empuxo e emissão de fumaça, um sistema de ignição do motor segura e totalmente eletrônico com alto nível de confiabilidade.

Desde a sua apresentação em maio de 2017, na Feira Internacional da Indústria de Defesa (IDEF), os dois mísseis foram testados em lançamentos a partir de bases em solo, na província de Sinop, região do Mar Negro, norte do país. Esses testes mediram o desempenho do motor dos foguetes, sem orientação e capacidade de destruir alvos, e foram concluídos com sucesso.

Vídeo do teste de lançamento em voo do Bozdoğan (Fonte: Recep Tayyip Erdoğan).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login