O míssil ar-ar turco Bozdoğan, atingiu um alvo aéreo com sucesso, após ser disparado pela primeira vez de um caça Lockheed Martin F-16 da Força Aérea da Turquia (TuAF). A informação foi divulgada pelo Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, nas suas redes sociais nesta quarta-feira (14/04).
“A Turquia se tornou um dos poucos países a possuir tecnologia de mísseis ar-ar. O míssil Bozdoğan, desenvolvido por nossos jovens técnicos e engenheiros no projeto Goktug, atingiu o alvo no primeiro disparo”, comunicou o Presidente Erdoğan.
O mandatário turco publicou também um vídeo mostrando a sequência de testes do míssil ar-ar de alcance visual (WVRAAM) atingindo um drone de alta velocidade Şimşek, produzido pela Turkish Aerospace Industries (TAI).
O míssil WVRAAM Bozdoğan, ao lado do Gökdoğan, um míssil ar-ar para além do alcance visual (BVRAAM), que está em desenvolvimento, fazem parte do projeto Göktüğ dirigido pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento das Indústrias de Defesa (SAGE) do Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia (TUBITAK). Ambos são armamentos projetados para uso pelos F-16 e também pelos futuros caças Hurjets e TF-X furtivos em desenvolvimento.
O Bozdoğan (WVRAAM) e o Gökdoğan (BVRAAM) serão os primeiros mísseis ar-ar produzidos pela Turquia, e estão equipados com os sistemas localizadores mais modernos, composto por radares ativos. Ambos os mísseis utilizam tecnologia de combustível sólido de alto empuxo e emissão de fumaça, um sistema de ignição do motor segura e totalmente eletrônico com alto nível de confiabilidade.
Desde a sua apresentação em maio de 2017, na Feira Internacional da Indústria de Defesa (IDEF), os dois mísseis foram testados em lançamentos a partir de bases em solo, na província de Sinop, região do Mar Negro, norte do país. Esses testes mediram o desempenho do motor dos foguetes, sem orientação e capacidade de destruir alvos, e foram concluídos com sucesso.
@FFO