Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) deu sinal verde para os MH-60R Seahawk sul-coreanos. A Lockheed Martin assinou um contrato de US$ 447,2 milhões com a Marinha da República da Coréia do Sul (RoKN), para o fornecimento de 12 helicópteros navais MH-60R Seahawk. O anúncio do DoD foi divulgado nesta segunda-feira (12/04), e informa que a negociação foi idealizada com base no programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS).
Os novos MH-60R sul-coreanos terão capacidade para guerra antissubmarina (ASW), e serão entregues até dezembro de 2024. O Comando de Sistemas Aéreos Naval dos EUA (NAVAIR), de Patuxent River, Maryland, é a autoridade nacional responsável pelo contrato.
O anúncio oficial chegou quatro meses depois que o Comitê de Projetos de Defesa da Coreia do Sul selecionou o Seahawk para atender aos requisitos da RoKN no programa Operação Marítima de Helicóptero Batch II da RoKN (MOH Batch II). A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) sul-coreano anunciou na época que o helicóptero americano, venceu os concorrentes Leonardo AW159 Wildcat e NHIndustries NH90.
Um orçamento de US$ 854,3 milhões foi destinado para o programa MOH Batch II, cuja conclusão está prevista para 2025 e tem como objetivo melhorar a capacidade de guerra antissubmarino da RoKN com novas aeronaves e embarcações especializadas.
@FFO