A Agência de Logística de Defesa dos EUA (DLA), concedeu à Northrop Grumman Mission Systems um contrato de US $ 2,3 milhões para projetar um novo sistema de radar para a frota de bombardeiros B-1B Lancer da USAF.
Conforme o anúncio divulgado em 08 de abril pela Agência, as aeronaves receberão importantes – e necessárias – atualizações nos seus atuais sistemas de radares. Serão modernizados os computadores de bordo, trocados por equipamentos com menor número de componentes e placas, implantadas redes cabeadas Ethernet, protocolos de comunicação de dados de alta velocidade, unidades de armazenamento SSD (Solid-State Drive) para os dados coletados em missão, entre outros modernizações.
Atualmente a frota de Lancer está equipada com radares multimodo AN/APQ-164 Doppler phased-array, com mais de 30 anos e instrumentos (de radar) com mais de uma década em operação. As modificações visam manter os equipamentos em conformidade com a atual disponibilidade logísticas da rede de fornecedores, bem como manter as capacidades estratégicas de acordo com as necessidades das missões.
Os dois primeiros primeiro B-1B deverão entrar no processo de modernização até o final deste ano, na Base Aérea de Edwards, e a deverão estarem operacionais em maio de 2022.
@FFO