• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB reativará o V COMAR em Canoas (RS)

13 de abril de 2021

No próximo dia 16 de abril, a Força Aérea Brasileira (FAB), irá reativar em Canoas (RS), o Comando Aéreo do Sul (V COMAR). A unidade terá jurisdição e a missão de representar a FAB nos três estados da região Sul do país e sua origem remonta à criação da Aeronáutica.

O Comandante do V COMAR será o Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, que já comanda a Guarnição de Aeronáutica de Canoas desde fevereiro de 2020. Em sua nova função, seu comando será ampliado. E a Ala 3 manterá sua missão voltada à atividade operacional, agora sob o comando do Coronel Aviador Luciano Cantuária Pietrani.

Também compõem o novo escopo da reestruturação a reativação da Base Aérea de Canoas (BACO), sob o comando do Coronel Intendente Maurício Cunha Massa de Oliveira, absorvendo as funções administrativas do Grupamento de Apoio de Canoas (GAP-CO), bem como a reativação da Base Aérea de Santa Maria (BASM), sob o comando do Coronel Aviador Wilson Paulo Corrêa Marques.

Essas modificações fazem parte da Diretriz do Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER) em concordância com a Concepção Estratégica “Força Aérea 100”, que tem por finalidade apresentar as diretrizes de alto nível que nortearão os rumos FAB na busca pela sua capacidade de perceber, avaliar, adaptar-se e preparar-se para o futuro, por intermédio de um processo sistemático e contínuo.


Os principais objetivos são separar as atividades administrativas das operacionais, elevar o nível de prontidão operacional e a capacidade de dissuasão, além de restabelecer a representatividade regional da Força Aérea na região Sul do país.

Os Comandos Aéreos e as Bases Aéreas absorverão as atribuições administrativas das Guarnições de Aeronáutica e das Organizações Militares (OM) operacionais e exercerão supervisão da gestão das OM do COMAER que lhes são subordinadas. Já os Grupamentos de Apoio (GAP) na região serão extintos e migrarão suas estruturas regimentais para as Bases Aéreas.

As seguintes Organizações Militares serão subordinadas ao Comando Aéreo Sul: Base Aérea de Canoas (BACO), Base Aérea de Santa Maria (BASM), Base Aérea de Florianópolis (BAFL), Prefeitura de Aeronáutica de Canoas (PACO) e Prefeitura de Aeronáutica de Curitiba (PACT).

A reativação do Comando Aéreo Sul (V COMAR) trará a oportunidade de buscar uma interação maior com as Forças Singulares, além da aproximação com os órgãos de interesse, privados ou públicos, nas esferas federal, estadual e municipal na Região Sul. Será possível, ainda, incrementar o relacionamento institucional perante a sociedade, com o fito de ressaltar a importância da representatividade da Aeronáutica no Sul do Brasil.

A tabela a seguir apresenta as sedes dos respectivos Comandos Aéreos, a serem estabelecidas ao final do processo de aprimoramento:

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login