O Esquadrão de Teste e Avaliação Aérea (VX) 20, da Marinha dos Estados Unidos (USN), completou com sucesso um teste de aeronavegabilidade do protótipo de um pod de contramedidas de radiofrequências (RFCM), instalado em uma aeronave de patrulha P-8A Poseidon. Os testes foram realizados em Atlantic Test Ranges, e foi gerenciado pela Divisão de Aeronaves do Centro de Guerra da Marinha (NAWCAD), conforme divulgou o Comando de Sistemas Aéreos Navais (NAVAIR), em 09 de abril.
O novo pod RFCM está em testes há pouco mais de um ano, a partir de uma necessidade relatada pelo Programa de Aeronaves de Patrulha Marítima e Reconhecimento (PMA-290), que procura uma solução de proteção de radiofrequência contra ataques de mísseis superfície-ar.
Para trabalhar no projeto, o PMA-290 reuniu o Escritório do Programa de Sistemas Táticos de Proteção de Aeronaves Avançadas (PMA-272), a equipe de Prototipagem Rápida, Experimentação e Demonstração (RPED) e a Divisão de Sistemas de Protótipos de Aeronaves NAWCAD (APSD). A BAE Systems também compõem o grupo de trabalho, para desenvolver o conjunto de equipamentos internos do sistema de defesa.
O RFCM está baseado no AN/ALE-55 Fiber Optic Towed Decoy e foi instalado em um pod desenhado com base na carenagem de um míssil AGM-84 Harpoon, já homologado para o P-8 Poseidon.
O programa Inovação de Ciência & Engenharia Naval (NISE) financiou o projeto, que forneceu os meios para conceituar, prototipar, construir e testar essa nova capacidade para a USN. Esse financiamento acelerou o ciclo de design e fabricação do protótipo para pouco menos de seis meses. O processo de desenvolvimento acelerado dá suporte à prototipagem rápida de tecnologias novas e em desenvolvimento e fornece os recursos para encontrar soluções e incorporar melhorias para preencher as lacunas de capacidade da frota com mais rapidez.
Após os testes realizados em Atlantic Test Ranges, o pod RFCM foi enviado para a Estação de Armas Aéreas Navais de China Lake, Califórnia, onde completou com sucesso os testes de eficiência entre os dias 21 e 26 de março. Agora, o RFCM continuará a ser testado em um nível de sistema, levando à integração com a plataforma Poseidon.
O PMA-290 gerencia a aquisição, desenvolvimento, suporte e entrega das Aeronaves de Patrulha Marítima e Reconhecimento da Marinha dos EUA.
@FFO