Neste sábado (10/04), radares do Sistema de Defesa Aérea da Rússia, detectaram um alvo desconhecido sobrevoando as águas neutras do Oceano Pacífico, com trajetória de aproximação da fronteira do país. A informação foi divulgada nas redes sociais do Ministério de Defesa da Rússia.
Para identificar a aeronave desconhecida e evitar a violação do espaço aéreo russo, um caça
MiG-31 “Foxhound” operado pelo Distrito Militar Oriental, das Forças Aerospaciais Russas (RF VKS), foi acionado para interceptação e verificação do alvo.
A tripulação russa identificou o alvo como sendo uma aeronave reconhecimento estratégico RC-135W da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). A partir deste momento, o MiG-31 acompanhou o voo do jato americano sobre o Oceano Pacífico, até que ele se afasta-se da região de fronteira da Rússia, evitando quaisquer violação do espaço aéreo legal do país.
Nove quadrimotores RC-135W “Rivet Joint” compõem a frota do 38th Reconnaissance Squadron da USAF, sediados na Base Aérea de Offut, Nebrasca. Sua missão principal é a coleta de dados para operações de inteligência eletrônica. As aeronaves estão equipadas com sistemas e sensores, capazes de detectar, identificar e plotar geograficamente sinais em todo o espectro eletromagnético de frequências, e que podem ser transmitidos em tempo real para áreas de inteligência em terra.
O MOD russo salientou que a missão do MiG-31 foi realizado em estrita conformidade com as regras internacionais de uso do espaço aéreo.
@FFO