A polícia de fronteira romena opera o Shiebel Camcopter S-100 para fins de vigilância marítima. O serviço prestado pelo Sistema de Aeronave Pilotada Remotamente (RPAS), é prestado pela Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e também se estende à Bulgária.
Instalado na cidade portuária romena de Mangalia, o Camcopter S-100 apoia as autoridades realizando operações diárias da Guarda Costeira, com monitoramento e vigilância de todo o transporte, incluindo segurança portuária, bem como responder a quaisquer ações de resgate, apoio à acidentes ou desastres. Para atuar nessas missões, o S-100 está equipado com uma câmera L3 Wescam eletro-optico/infravermelho (EO/IR) com estabilizador Gimbal, um sensor Overwatch Imaging PT-8 Oceanwatch, um Localizador de emergência Becker Avionics BD406 e um receptor do Sistema de Identificação Automática (AIS).
As operações na Romênia e na Bulgária fazem parte de um contrato da EMSA para vigilância marítima realizada por um RPAS de decolagem e pouso vertical (VTOL), adjudicada à Schiebel em novembro de 2018. Na execução deste contrato, a Schiebel fornece serviços simultâneos de vigilância marítima para vários estados membros e órgãos da União Européia (UE). Mais recentemente, o Camcopter S-100 esteve implantado na França, Dinamarca, Finlândia e Croácia.
“Mais uma vez, estamos apoiando as autoridades locais com os nossos “olhos no céu”. O Camcopter S-100 comprovou as suas excelentes capacidades inúmeras vezes e estamos orgulhosos de estar trabalhando com a EMSA no apoio aos estados membros da UE nessas tarefas vitais”, disse Hans Georg Schiebel, Presidente do Grupo Schiebel.
@FFO