• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Mais de 50 aeronaves no Exercício multinacional OTAN Point Blank 21-1

8 de abril de 2021

Royal Air Force (RAF) Typhoons from 29 Squadron based at RAF Coningsby taking part in Exercise Point Blank 21-1. This is a regular RAF and United States Air Forces in Europe (USAFE) exercise that this year also includes the Royal Netherlands Air Force (RNLAF). The exercise is designed to promote interoperability between 4.5 and 5th Generation aircraft as they exercise together during complex Air Missions.

Typhoons do Esquadrão 29 da RAF Coningsby participam do Exercício Point Blank 21-1 (Foto: RAF).

Aeronaves da Royal Air Force (RAF), Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e da Força Aérea Real Holandesa (RNAF), estão participando do Exercício multinacional OTAN Point Blank 21-1, que acontece a cada três meses na região do Mar do Norte.

A RAF participa com seus Eurofighter Typhoon dos Esquadrões 3 (Caça), XI (Caça), 29 e 41, com apoio dos Airbus A330MRTT Voyager da RAF Brize Norton. A RNAF participa com seus F-16 e F35A operando a partir das suas unidades de origem na Holanda.

Pela primeira vez a USAF enviou caças das suas três bases operacionais européias para o Exercício. Os F-15E Strike Eagles e F-15C Eagles do 48th Fighter Wing de RAF Lakenheath (Reino Unido), e os F-16 da 31st Fighter Wing de Aviano (Itália) e da 52nd Fighter Wing de Spangdahlem (Alemanha). As aeronaves americanas das unidades de fora do Reino Unido, realizarão missões de longo alcance, e não pousarão no Reino Unido. Para isso serão apoiadas por reabastecedores KC-135 da 100th Air Refueling Wing, unidade da USAF sediada na RAF Mildenhall (UK).

Algumas aeronaves envolvidas no Exercício Point Blank 21-1 (Fotos: Redes Sociais das respectivas forças aéreas).

Durante os quatro dias do Exercício Point Blank, estarão envolvidas mais de 50 aeronaves. Toda a operação está sob controle das equipes de Comando e Controle Tático no Centro de Controle Aéreo Número 1, em RAF Scampton, unidade componente do Sistema de Vigilância e Controle Aéreo do Reino Unido, e também por aeronaves E-3D Sentry do Esquadrão 8 da RAF.

Por conta das questões sanitárias impostas pela pandemia global Covid-19, todo o planejamento, briefing e debriefing das missões estão sendo realizadas remotamente. A necessidade de fazer isso, portanto, tornou-se uma oportunidade de treinamento e demonstra o alcance considerável do poder aéreo aliado, bem como reflete a realidade de operar à distância de bases aéreas díspares, preparando as ações para uma eventual operação neste cenário.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login