Em 7 de abril, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), realizou uma cerimônia na Base Aérea Eglin, Flórida, para apresentação oficial do seu mais novo vetor de combate, o F-15EX nomeado “Eagle II”. Esta será a primeira aeronave da USAF a ser completamente testada e colocada em operação, por meio do desenvolvimento de testes operacionais.
A função do F-15EX Eagle II será atender às necessidades operacionais através de novas tecnologias embarcadas, garantindo a relevância da plataforma nas próximas décadas. A 96th Teste Wing e a 53rd Wing foram definidas como unidades para testes e avaliações, enquanto o 85th Test and Evaluation Squadron, em conjunto com o 40th Flight Test Squadron integrarão todos as avaliações do início ao fim.
A USAF planeja adquirir até 144 Boeing F-15EX Eagle II, em substituição aos atuais F-15C/D, com objetivo é aumentar a disponibilidade operacional da frota Eagle. A partir de 2024, a Base Aérea da Guarda Nacional de Kingsley Field, Oregon, deverá receber a primeira unidade de treinamento (173rd Fighter Wing), e também a primeira unidade operacional para missões de alerta da defesa aérea nacional com o Eagle II.
@FFO