Rússia aprova o projeto final do bombardeiro PAK DA. Em declarações à mídia estatal RIA Novosti, uma fonte da PSC Tupolev – que irá desenvolver o projeto, revelou que o Ministério da Defesa deu luz verde ao projeto do PAK DA, e que, a construção de vários protótipos já estariam em andamento. Segundo a empresa Tupolev, a aeronave terá como prioridade características stealth e o emprego de armas inteligentes de longo alcance.
Segundo fonte da RIA Novosti, o PAK DA receberá compartimentos internos de armas para seus armamentos , reduzindo sua assinatura de radar. A Rússia realizou simulações e testes para avaliar o nível de “invisibilidade” esperado do bombardeiro no radar inimigo. O arsenal do bombardeiro incluirá mísseis de cruzeiro e hipersônicos. O PAK DA segue muito do convito B-2 e B-21 da Lockheed Martin, e segue como uma resposta russa ao B-21 Rider.
Além de realizar missões de ataque, a tripulação do PAK DA provavelmente será capaz de controlar grupos de veículos aéreos não tripulados (UCAV). Hoje a Rússia tem vários programas de UCAV e UAS em andamento, como o Okhotnik-B, que foi testado em conjunto com outras aeronaves de combate.
Não se espera que os primeiros PAK DA operacionais entrem em serviço antes do fim desta década. Pelo cronograma atual, o primeiro bombardeiro deverá ser entregue até o final de 2027, – se não houver atrasos, para iniciar sua fase de testes em busca da capacidade operacional inicial (IOC).
@CAS