O caça furtivo Chengdu J-20, aeronave de combate mais avançada da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF), foi motivo de um vídeo na TV estatal China Central Television (CCTV). Apresentado no domingo (04/04), dia de varredura de tumbas, o tradicional Festival de Qingming, a filmagem foi uma homenagem dos atuais pilotos da PLAAF aos heróis chineses veteranos que voaram na Guerra da Coréia (1950-1953).
Um desses heróis foi Sun Shenglu, que voou MiG-15 no Grupo Aéreo de Wang Hai Air Group, durante a Guerra da Coréia. Hoje, a unidade de combate faz parte do Comando Oriental da PLAAF, e está equipada com os modernos J-20.
O filme da CCTV mostra um J-20 voando sem um dispositivo instalado na parte inferior do caça furtivo, chamado “Lentes de Luneburg”. Esse equipamento tem por objetivo ampliar a seção transversal de uma aeronave stealth (furtiva), para que possa ser captada com maior eficiência pelos radares.
Normalmente, essas lentes Luneburg são usadas em treinamentos, para melhor acompanhamento radar dos controladores táticos, bem como em voos de translado, quando essas aeronaves voam em espaço aéreo civil, e que precisam ser visualizadas pelos controladores de tráfego aéreo. Em algumas operações mais específicas, essas aeronaves podem se mostrar propositalmente aos radares, para conseguir efeitos de dissuasão, ocultando a sua verdadeira especificações furtiva.
Segundo especialistas em aviação militar chinesa, na maioria dos avistamentos dos J-20, normalmente as aeronaves estavam equipadas com o dispositivo refletor, e que a filmagem sem as Lentes Luneburg indicaria que o caça estaria envolvido em uma missão orientada para o cenário de combate real.
@FFO