Começa a conversão do primeiro E-7A da RAF. A Boeing UK & Ireland divulgou uma imagem do primeiro futuro E-7A Wedgetail da royal Air Force (RAF) iniciando seu processo de conversão em Birmingham – Reino Unido. Os trabalhos iniciaram após a Autoridade de Aviação Militar do Reino Unido (MAA – Military Aviation Authority) aprovarem a Boeing e STS Aviation Services para modificar a primeira aeronave. O trabalho também terá a participação da empresa Defense Equipment & Support. O primeiro E-7A Wedgetail está planejado para ser entregue à RAF em 2023 e o último em 2026.
O primeiro Boeing E-7 Wedgetail (AEW&C) da Royal Air Force (RAF), será convertido a partir de uma fuselagem Boeing 737-73W BBJ (c/n 38633), que voou pela primeira vez em junho de 2010, e que atualmente pertence a Boeing Co. registrado nos EUA com a matrícula civil N946BC. Ele estava armazenado no Aeroporto Internacional de San Bernardino, na Califórnia, e foi translado para o Reino Unido em janeiro de 2021 para a conversão. Antes de ser estocado, este BBJ (Executivo) foi recebido no início de 2012 pela companhia charter chinesa Deer Jet, onde recebeu a matrícula B-5273.
Originalmente, o Ministério da Defesa do Reino Unido assinou um contrato de £ 1,5 bilhão (US $ 1,8 bilhão) em março de 2019 para substituir sua frota de Boeing E-3D Sentry AEW1, atualmente no Esquadrão Nº 8 da RAF Waddington, Lincolnshire por cinco E-7A Wedgetail AEW1 que serão baseados na RAF Lossiemouth em Moray, Escócia. Será o retorno do RAF nº 8 Sq a Moray.
Porém, em março deste ano, o MoD informou que irá reduzir para três E-7A, face a cortes em alguns programas de defesa. Este ajuste é necessário par adequar o orçamento face aos gastos advindos da crise provocad pela pandemia de COVID-19.
@CAS