O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL) informou que realizou com sucesso o sexto voo de testes da aeronave não tripulada furtiva XQ-58A Valkyrie, sendo o primeiro com a liberação de carga útil do seu compartimento interno. Os testes foram realizados em 26 de março, em uma área de testes de Yuma Proving Ground, Arizona.
Realizado em parceria com Kratos UAS e a Area-I, o teste demonstrou a capacidade de lançar um sistema de aeronaves não tripuladas menores (SUAS) do tipo ALTIUS-600, a partir do compartimento interno de armamentos do Valkyrie. Após o lançamento realizado com sucesso, o XQ-58A completou o voo explorando e ampliando o seu envelope operacional.
“Este é o sexto voo do Valkyrie e a primeira vez que as portas do compartimento de carga útil foram abertas durante o voo. Além desta primeira demonstração de separação do SUAS, o XQ-58A voou mais alto e mais rápido do que os voos anteriores”, disse Alyson Turri, Gerente do Programa.
O XQ-58A Valkyrie é desenvolvido pela Kratos Unmanned Systems Division, em parceria com o AFRL, através do Programa Low-Cost Attritable Strike Demonstrator (LCASD). Trata-se de um veículo aéreo não tripulado (UAV) de baixo custo, multimissão, operado sem necessidade de pista de decolagem/pouso, capaz de realizar voos de longo alcance em altas velocidades, com objetivo de apoio às operações militares.
O AFRL é o principal centro de pesquisa e desenvolvimento científico da USAF, e desempenha um papel fundamental na liderança da descoberta, desenvolvimento e integração de novas tecnologias de combate.
@FFO