No domingo (04/03), a Heyl Ha’Avir, ou Força Aérea Israelense (IAF) recebeu oficialmente o seu mais novo jato Gulfstream G550 Nachshon “Oron” (código da IAF), na Base Aérea de Nevatim, Israel. A aeronave, prefixo civil temporário N552GD (c/n 5552), é considerada uma das mais avançadas plataformas SIGINT (Signals Intelligence)/ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) da atualidade.
Trata-se de um projeto desenvolvido em conjunto pela Administração para Pesquisa, Desenvolvimento de Armamentos e Infraestrutura Tecnológica do Ministério da Defesa de Israel, Divisão de Inteligência do Governo israelense, IAF, Marinha de Israel e pela indústria aeroespacial de Israel e dos EUA. A aeronave tem como plataforma básica o jato executivo civil Gulfstream G550.
O Nachshon Oron desempenhará funções de guerra eletrônica, e para isto foi equipado com modernos equipamentos para obtenção automática de informações, baseados em algoritmos e inteligência artificial. O Nachshon Oron atua basicamente em três funções e altamente especializadas: plataforma de captação de dados de inteligência usando câmeras e sensores avançados; estação aérea de retransmissão, conectando postos de controle IDF às forças em solo; marcação de alvos de interesse com sistemas lasers.
A partir de Nevatim, o Esquadrão 122 Nachshon atualmente opera as versões Shavit e Eitam, também empregadas em missões SIGINT/ISR, entretanto o Oron chegou para ampliar a superioridade nessa operação, reunindo em uma única plataforma, vários recursos atualmente operados em diferentes aeronaves do Esquadrão, além de novas capacidades.
A partir de agora, o Nachshon Oron inicia um longo processo de integração à IAF, cuja duração é de aproximadamente um ano e meio, e que envolve uma série de órgãos especializados da Divisão de Inteligência, Departamento de Desenvolvimento de Armamentos do Ministério da Defesa, da empresas israelenses Elta e IAI, Marinha, além da própria IAF.
@FFO