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KC-390 é certificado pelo DCTA para missões de REVO

1 de abril de 2021
Contato!!! Dois KC-390 revoam. O cargueiro da Embraer esta homologado para a missão REVO (Foto: Embraer).
Contato!!! Dois KC-390 revoam. O cargueiro da Embraer esta homologado para a missão REVO (Foto: Embraer).

KC-390 é certificado pelo DCTA para missões de REVO. O projeto KC-390 Millennium deu mais um salto importante no desenvolvimento e certificação das suas capacidades operacionais. No dia 26 de março, em Gavião Peixoto (SP), foram realizados testes de reabastecimento em voo (REVO), utilizando duas aeronaves KC-390. A aeronave que recebeu o combustível foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo de outra aeronave KC-390 que fez parte do voo.

KC-390 revoando (Foto: FAB).
KC-390 revoando (Foto: FAB).

Após intenso desenvolvimento das leis de controle (fly-by-wire) e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizaram o voo de certificação. O objetivo foi verificar a versatilidade da aeronave em realizar o processo de reabastecimento em voo, ou seja, desde o seu posicionamento em relação ao avião reabastecedor até o acoplamento da mangueira para realizar a transferência de combustível. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.

Posição de observação da asa direita no REVO (Foto: FAB).'
Posição de observação da asa direita no REVO (Foto: FAB).’

Antes do voo de certificação a equipagem de ensaio, composta por pilotos e engenheiros, executou voos no simulador de engenharia da Embraer, a fim de ter contato com as soluções implementadas na aeronave. Uma lei de controle, (comportamento que a aeronave tem baseado nos comandos de voo operado pelo piloto) foi desenvolvida especificamente para a função da aeronave recebedora. “As verificações em simulador foram importantes para o entendimento da proposta da empresa e para o comportamento das características de voo da aeronave com a lei desenvolvida”, disse o Major Aviador André Marques Peixoto, piloto de ensaio do IPEV.

Originally tweeted by Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) on 1 de April de 2021.

Após os ensaios no simulador foi feito um voo para a adaptação dos tripulantes da FAB, que envolveu reabastecimentos dentro da velocidade e altitude propostas para serem utilizadas operacionalmente em missões de REVO. Em seguida, foi a vez do voo de certificação, com a transferência de combustível nas condições mais críticas encontradas, o que permitiu a verificação da aeronave em condições menos favoráveis.

REVO entre os KC-390 PT-ZNG (reabastecedor) e PT-ZNJ (receptor) - Foto Embraer
REVO entre os KC-390 PT-ZNG (reabastecedor) e PT-ZNJ (receptor) – Foto Embraer

“O voo de certificação do par KC-390 é um marco importante no projeto. As características de pilotagem da aeronave com a lei desenvolvida ficaram bem adequadas e intuitivas ao piloto, permitindo uma pilotagem precisa, o que aumenta as chances de sucesso na missão de REVO, que por si só já tem dificuldades operacionais relacionadas à natureza da missão com uma aeronave do porte do KC-390”, complementa o Diretor do IPEV e piloto de ensaio que participou do voo de certificação, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann.

O PT-ZNG (FAB 2852) configurado para REVO com os Cobhan 912E e o KC-390 PT-ZNG (Foto: Embraer).
O PT-ZNG (FAB 2852) configurado para REVO com os Cobhan 912E e o KC-390 PT-ZNG (Foto: Embraer).

Ao término do processo as aeronaves operacionais receberão modificações para utilizarem as funcionalidades de REVO, o que permitirá que o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, que já opera a aeronave, passe a realizar essa ação de Força Aérea, maximizando a capacidade de emprego da aeronave KC-390 Millennium.

Estamos missões de ensaio, visando a homologação vem ocorrendo desde o anos passado, como noticiamos aqui.

Vídeo Embraer.

Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Capitão Oliveira Lima.

@CAS

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