No último dia 30 de março, a Força Aérea do Senegal (SAF) recebeu o seu novo avião de patrulha marítima (MPA). O bimotor CN235-220, produzido pela PT Dirgantara Indonésia (PT DI), chegou ao aeroporto de Dacar, capital senegalesa, depois de onze dias em um longo voo de translado desde a Indonésia.
Ostentando a matrícula provisória do fabricante asiático AX-2348, o novo CN235 MPA do Senegal partiu das instalações da PT DI no Aeroporto de Bandung, ilha de Java Ocidental (BDO/WICC) no dia 19 de março. Com dez tripulates a bordo, o bimotor realizou sete escalas técnicas e pernoites, até pousar no Aeroporto Internacional de Dakar (DKR/GOOY), na última terça-feira (30/03), onde foi recebido por autoridades locais.
O CN235 MPA entregue pela PT DI está equipado com Console Tático (TACCO), radar de busca em 360 graus com alcance de até 200 milhas náuticas, sistema automático de rastreamento, plotagem e identificação de embarcações, FLIR para classificação de alvos sob quaisquer condições de iluminação, entre outros equipamentos. Além disso, a aeronave é equipada com moderno aviônicos, glasscokpit, autonomia de oito horas de voo, winglets, além de pousar e decolar em pistas curtas e não preparadas.
A Força Aérea Senegalesa possui dois CN235 no Esquadrão de Transporte (6W-TTB e 6W-TTC), usados para transporte de pessoas e cargas. Este primeiro CN235 MPA será utilizado em missões de fiscalização costeira, com operações contra transporte de drogas, pesca ilegal, contrabando entre outras ações ilegais. A entrega da aeronave sofreu atrasos por conta da pandemia COVID-19.
@FFO