Líbano vai vender lote de aeronaves Hunters e S-61N. Governo do Líbano informou em um comunicado que está vendendo algumas aeronaves de seu inventário. Tata-se de cinco caças Hawker Hunter e três helicópteros Sikorsky S-61. A venda que faz parte de um processo de renovação da frota da Força Aérea Libanesa (Lebanese Air Force – LAF, ou em árabe, Al Quwwat al-Jawwiya al-Lubnaniyya), anunciou o Ministério da Defesa Nacional, que será o responsável em licitar as aeronaves usadas.
Particularmente os Hawker Hunter são os que despertam maior interesse, face a poderem ser usados por empresas que prestam serviços de combate dissimilar privado. Eles são usados hoje em dia em missões aggressor por empresas como a americana Airborne Tactical Advantage Company (ATAC) empresa sediada em Newport News, VA – EUA, e parte da Textron Airborne Solutions, que possui 14 Hawker Hunter Mk-58 e a britânica a Hawker Hunter Aviation Ltd (HHA), com sede na base da RAF Scampton, Lincolnshire que operara com uma frota de 12 aeronaves Hawker Hunter Mk.58 e TMk.68, adquiridos da Força Aérea da Suíça.
Estas duas empresas (ATAC e HHA), bem como a empresas americana e Lortie Aviation manifestaram interesse no Hunters libaneses, que estão parados desde 2010.
Os Hawker Hunters da Força Aérea Libanesa não estão operacionais desde 2010, quando se aposentaram do 2nd Squadron, baseado na Rayak AB. São aeronaves dos modelos FGA.70A (Mk-70A) monoplace e T.66C (Mk-66C) biplace. O país possui sete células e deverá vender cinco e manter duas preservados no museu local. As matrículas conhecidas são Mk-70A: L-271, L-280, L-282, L-281e L-284; Mk-66: L-286 e L-287. O L-281 já está preservado e um dos biplaces também deverá ser preservado. A LAF recebeu 19 Hunters dos modelos F.6, T.66A/C e Mk.70A, entre 1959 e 1977, empregados pelos esquadrões 1 e 2. O leilão destas aeronaves já vinha sendo cogitado desde julho de 2020.
Já os tres S-61N estão inativos desde 2009 e são matriculados AD-1601, AD-1602 e AD-1603 e devem seer o mais complicados de arrumarem compradores, talvez somente para serem canibalizados para fornecerem peças a outras aeronaves em serviço.
“As aeronaves Hawker Hunter e os helicópteros Sikorsky estão inoperantes há muitos anos, devido à ausência de recursos financeiros para mantê-los. Este leilão público será o primeiro passo para reestruturar a nossa frota de treinamento e as capacidades de combate a incêndios”.
Brigadeiro General Ziad Haikal – Comandante da LAF.
Um decreto emitido pelo Conselho de Ministros do Líbano garante que os recursos obtidos com o leilão serão alocados exclusivamente para a Força Aérea adquirir novas aeronaves. A LAF já mostrou interesse nos treinadores do Super Mushshak do Paquistão, mas nunca recebeu uma resposta das autoridades paquistanesas. Este silêncio, segundo Haikal, pode abrir espaço para a compra de treinadores Cessna 172 ou mesmo Cirrus SR22. A ideia é que os recursos dos Hunter sejam investidos em uma novo trinador para substituir os Scottish Aviation B126 Bulldog. Já os recursos dos S-61N devem ir para a compra de aeronaves contra incêndio e um dos candidatos é o Air Tractor AT-802. A ideia é que no futuro a frota de helicópteros UH-1H Huey II seja usada para apagar incêndios em conjunto com esta nova aeronave.
A LAF tem um planejamento de cinco anos com o objetivo de garantir a manutenção da sua frota existente e o gradual aumentando de vetores chave como o Super Tucano e MD530F.
“O plano de reforço depende da duplicação do número de aeronaves A-29 de seis para 12, e a aquisição de mais helicópteros MD530F – seis dos quais estão previstos para serem recebidos até o final de 2021 – além dos drones Scan Eagle, de forma que cada esquadrão inclua pelo menos 12 aeronaves ou helicópteros do mesmo tipo”.
O Líbano opera seis aviões A-29 Super Tucano que foram entregues à Força Aérea como parte de um programa de ajuda militar dos EUA. A Força Aérea Libanesa recebe cerca de 30-40 por cento dos US$ 50-60 milhões em ajuda anual dos americanos.
@CAS