Recentemente a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), formou a primeira turma de alunos do novo programa de treinamento de pilotos “Accelerated Path to Wings” (XPW). Foram sete novos pilotos que receberam os seus certificados em 12 de março, e que a partir de agora irão voar aeronaves C-17 Globemaster III da Base Conjunta de Charleston, Carolina do Sul, e KC-135 Stratotanker da Base Aérea McConnell, Kansas.
Diversas forças aéreas tem encontrado empecilhos quanto ao tempo de formação de novos pilotos, e o programa XPW faz parte do esforço de transformação do treinamento do Comando de Educação e Treinamento Aéreo. O tradicional curso de UPT (Treinamento de Piloto de Graduação), consiste em três etapas que forma os pilotos em 12 meses, enquanto o novo programa XPW consiste em duas fases concluídas em apenas sete meses.
Ao concluir o treinamento de piloto inicial ou obter licença de privado, os alunos militares são enviados para a 12th Flying Training Wing (12th FTW), na Base Conjunta San Antonio-Randolph, Texas, para iniciar o XPW. A primeira fase inclui a formação acadêmica e o treinamento em simulador no 12th FTW, onde saem com certificados de proficiência na aeronave. Após os alunos seguem para o 99th Flight Training Squadron (99th FTS) onde voam aeronaves Beechcraft T-1 Jayhawk, pulando algumas etapas do treinamento tradicional, como os voos de instrução nos turboélices T-6 Texan II.
“Este é um ótimo programa para estudantes que desejam voar em aeronaves pesadas no Comando de Mobilidade Aérea, ou que desejam voar certas aeronaves em operações especiais ou no Comando de Combate Aéreo”, disse o Tenente-coronel Eric Peterson, Comandante do 99th FTS.
“Graduar-se na primeira turma XPW é muito especial. Eu me ofereci para isso sem saber se daria certo ou não, mas apenas coloquei minha confiança na Força Aérea. Quero dar crédito à minha família e aos pilotos instrutores do 99th FTS”, disse o Segundo Tenente Andrew Button, primeiro aluno da turma, recebendo os prêmios Top Stick, Distinguished Graduate e o Troféu de Comandante da AETC, e irá voar C-17 Globemaster III na Joint Base Charleston, na Carolina do Sul.
“O programa XPW é uma ótima maneira de capitalizar a capacidade do T-1 para formar pilotos de alta qualidade para a Força Aérea. Esses alunos tiveram uma ótima atitude durante todo o programa e mostraram uma vontade implacável de aprender e ganhar suas asas”, disse o Coronel Robert Moschella, Comandante do 12th Operations Group, o orador convidado da primeira turma XPW.
@FFO