Defesa e Forças Armadas trocam seus comandos. No dia 29 de março o Presidente da República – Jair Bolsonaro demitiu o Ministro da Defesa – o General Fernando Azevedo e Silva em uma reforma ministerial que trocou seis Ministros. Em seu lugar foi escolhido o então chefe da Casa Civil, General Walter Souza Braga Netto, que assumiu a pasta dia já no dia seguinte. A decisão de trocar o Ministro da Defesa trouxe a reboque a troca de todos os comandantes militares.
Sendo assim no dia 30 de março os foi anunciado pelo MD a saída do Comandante do Exército General de Exército Edson Leal Pujol; do Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior e o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Todos haviam assumido seus cargos na primeira semana de 2019, na sequência da posse do atual governo.
Hoje 31 de março, o MD informou seus substitutos, sendo eles o General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira para o Comando do Exército; o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos para o Comando da Marinha e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior para o Comando da Aeronáutica. As posses devem ocorrer na semana que vem em Brasília, ainda sem datas divulgadas oficialmente.
Sucesso neste novo desafio a todos os Comandantes!
@CAS