• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Saab testa Gripen D voando com painel externo impresso em 3D

31 de março de 2021
O painel prateado impresso em 3D visto na seção traseira do Gripen D, durante o primeiro voo de testes (Foto: Saab).
O painel prateado impresso em 3D visto na seção traseira do Gripen D, durante o primeiro voo de testes (Foto: Saab).

A Saab anunciou que um Gripen D realizou com sucesso, um voo de testes utilizando um componente externo impresso em 3D. Simulando um reparo realizado por danos sofridos em combate, o voo durou 30 minutos e aconteceu no último dia 19 de março, na área de testes da Saab, em Linköping, Suécia.

O JAS39D, matrícula 39822/822, pertencente à Força Aérea da Suécia (SwAF), utilizou um painel externo da fuselagem impresso em 3D fabricado com um polímero de nylon chamado PA2200. Embora peças impressas em 3D já tenham sido usadas em componentes internos, inclusive no Gripen E, esta foi a primeira vez que uma seção externa foi testada em voo.

Para a impressora 3D reproduzir o componente exatamente como o original, a equipe de engenharia da Saab removeu o painel metálico da aeronave para digitalizá-lo, criando assim um modelo computadorizado exatamente como o original.

Detalhe do painel impresso em 3D instalado no Gripen D (Foto: Saab).
Detalhe do painel impresso em 3D instalado no Gripen D (Foto: Saab).

Este marco é o mais recente passo da Saab na adoção da manufatura aditiva. Em 2017, a empresa sueca participou da criação do consórcio AMEXCI, cujo objetivo específico é promover esta tecnologia. A Saab tem trabalhado com os especialistas da AMEXCI desde então para encontrar novas aplicações e maneiras de produzir peças e equipamentos usando manufatura aditiva.

O uso de tecnologia de impressão 3d de peças sobressalentes para reparos rápidos de aeronaves de combate em destacamentos remotos, trará uma grande vantagem na disponibilidade operacional e economia de tempo, inclusive evitando a necessidade de “canibalizar” outras aeronaves para transferência de peças.

O próximo passo é a pesquisa de materiais alternativos ao PA2200, que sejam mais flexíveis e que suportem as baixas temperaturas encontradas em grandes altitudes. A Saab também desenvolverá uma solução de contêiner, para que o equipamento de impressão possa ser deslocado e usado em campo.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login