RAAF completa 100 anos. A Royal Australian Air Force (RAAF) comemora hoje – 31 de março, seu centenário. Formada em 31 de março de 1921, a RAAF é o braço aéreo da Força de Defesa Australiana (ADF), herdeira direta das tradições do Australian Flying Corps (AFC), formado em 22 de outubro de 1912.
A RAAF participou de muitos dos principais conflitos do século XX. Durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, vários bombardeiros, caças, esquadrões de reconhecimento e outros esquadrões da RAAF serviram na Grã-Bretanha e no Norte da África e no Mediterrâneo . A partir de 1942, muitas unidades da RAAF lutaram na área do Sudoeste do Pacífico. Milhares de australianos também serviram com outras forças aéreas da Commonwealth na Europa, incluindo durante a ofensiva de bombardeiros contra a Alemanha. Quando a guerra terminou, um total de 216.900 homens e mulheres serviam na RAAF, dos quais 10.562 foram mortos em combate.
Após a II GM, a RAAF atuou em diversas frentes como na ponte aérea humanitária em Berlim, Guerra da Coréia, Emergência Malaia , Confronto Indonésia-Malásia e Guerra do Vietnã, operações no Timor Leste, na Guerra do Iraque e do Afeganistão.
Hoje a RAAF é um das mais importantes forças aéreas do mundo. Para celebrar seu centenário ela criou um site especial para o evento – https://airforce2021.airforce.gov.au/
Hoje RAAF possui 259 aeronaves em 23 modelos, das quais 110 são aeronaves de combate.
Caça:
Patrulha:
Transporte:
Helicópteros:
Treinamento:
UAS:
Abaixo um vídeo comemorativo da RAAF para marcar seu centenário!
Parabéns Royal Australian Air Force!