O Ministério da Defesa da Espanha vai investir €30 milhões na modernização da frota de aeronaves de transporte Airbus C295 do Ejército del Aire (EdA). O Conselho de Ministros assinou a autorização em 24 de março, o que permitirá iniciar o processo de atualização das aeronaves, que será realizado nas instalações da Airbus Defence and Space e do EdA, ambos em Sevilha.
Os C295 espanhóis passarão por atualização nos aviônicos, afim de atender as exigências de segurança do espaço aéreo unificado da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), bem como para os requisitos operacionais militares da OTAN, principalmente nos sistemas IFF Mode 5 (Identification Friend or Foe) e GPS militar.
Por meio de um contrato assinado em outubro do ano passado, a Aeronáutica cedeu para a Airbus um C295 da Ala 35 de Getafe, para ser revisada e atualizada com novos aviônicos Thales, que foi utilizada como protótipo para avaliação e posterior implementação em toda frota.
Atualmente o EdA possui cerca de uma dúzia de Airbus C295M, todos operados pelo Esquadrão 353, da Ala 35, sediados na Base Aérea de Madrid/Getafe.
@FFO