Em 26 de março, o Departamento de Defesa do Estados Unidos (DoD) divulgou a assinatura de uma alteração contratual com a Northrop Grumman Systems, visando incrementar a taxa de produção do Lote 5 das aeronaves não tripuladas (UAV) MQ-4C Triton para a Marinha dos EUA (USN).
O documento com o valor aproximado de US $98.9 milhões, evitou uma eventual lacuna que poderia afetar a linha de produção da aeronave, uma vez que havia uma previsão de retirada orçamentária para o ano fiscal (FY) 2021, revertida pelo Congresso. Com esta decisão, a fabricante Americana incrementará a produção inicial de taxa reduzida (LRIP – Low Rate Initial Production) do Lote 5, e afasta qualquer possibilidade de interrupção na programação dos Lotes 6 e 7, que corriam risco de paralisação por dois anos.
O Northrop Grumman MQ-4C Triton é um sistema aéreo não tripulado UAS (Unmanned Aerial System) do tipo HALE (High-Altitude, Long-Endurance), utilizado pela US Navy em missões de vigilância. Pode operar em altitudes de até 60 mil pés (cerca de 18.300 metros) e voos de até 30 horas de duração sem reabastecimento.
A aeronave é baseada no RQ-4B Global Hawk usado pela Força Aérea dos EUA (USAF),e está equipada com sensores comuns à frota de vigilância de outros vetores tripulados da USN, como os P-8A Poseidon. Juntos eles compõem parte integrante da Família de Sistemas (FoS – Family of Systems) de Patrulha Marítima e Força de Reconhecimento da Marinha Americana (MPRF – Maritime Patrol and Reconnaissance Force).
@FFO