A Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA), aplicou um novo esquema de pintura no terceiro protótipo do IA-63 Pampa III Bloco II, matrícula EX-03. A aeronave foi apresentada no início deste mês nas instalações da empresa em Córdoba, norte do país.
A versão Bloco II do Pampa é equipada com Data Tink Embedded Virtual Aviniocs (EVA) produzido pela Elbit Systems, que possibilita a troca de dados e voz entre as aeronaves, além enviar dados para estações no solo em tempo real. Os IA-63 Bloco II equipados com o EVA, poderão simular o uso de armamentos ou radares para detectar inimigos, transmitindo essas informações da missão em tempo real. Esta capacidade aumentará significativamente as capacidades do Pampa como aeronave leve de ataque e nas operações de controle de voos clandestinos.
Assim como o EX-03, o outro protótipo do Bloco II, matriculado AR-004, que voou recentemente, também deverá receber o novo esquema de pintura, inspirado nos primeiros protótipos do Pampa da década de 1980, mas com elementos pixelados remetendo à motivos modernos.
Com dois protótipos atualizados com o EVA, os testes de datalink deverão ser intensificados, visando a certificação do Bloco II, prevista para o final deste ano.
@FFO