A Al Quwwat aljawwiya aljaza’eriiya, ou Força Aérea da Argélia (AAF), deverá receber em breve o primeiro Lockheed Martin C-130J Super Hércules. A informação foi divulgada pelo site argelino MenaDefense, o qual afirma que as aeronaves deverão chegar no país entre o final deste mês e o início de abril.
Segundo o site, as entregas estão atrasadas por conta da morosidade nas negociações entre Argel e Washington, envolvendo o Programa FMS (Foreign Military Sales) de vendas de equipamentos militares americanos para nações amigas. O contrato prevê entre quatro a seis C-130J que serão entregues ainda neste ano.
Atualmente a AAF opera oito C-130H e sete C-130H-30 (alongado), todos reunidos na 2º Esquadra de Transporte Tático e Logístico (2 ETTL), divididos em três Esquadrões de Transporte, 312 EdT, 322 EdT e 332 EdT. O primeiro Hércules chegou ao país em 1981, sendo que hoje a maioria foi recentemente modernizada.
Curiosamente, a empresa estatal civil Air Algérie opera um C-130H. Nos últimos 20 anos, quatro Hércules argelinos foram perdidos em acidentes, incluindo um civil da Air Algérie. Não está claro se os novos C-130J irão compensar as perdas operacionais, ou substituir as aeronaves mais antigas da frota.
A Força Aérea da Argélia será a segunda operadora do C-130J no continente africano, depois que a Tunísia adquiriu duas aeronaves C-130J-30 entre 2013 e 2014. A Força Aérea Marroquina também planeja adquirir o Super Hércules.
@FFO