Recentemente um vídeo foi divulgado nas redes sociais, mostrando uma aeronave de combate sendo desembarcada de um cargueiro IL-78 Midas, da Força Aérea do Paquistão (PAF). Apesar de não estar claro quanto ao local do descarregamento, os autores da publicação sugerem que seria na Nigéria. A suposição é corroborada pelos registros de voo do cargueiro paquistanês, matrícula R09-001, voando sobre o Oriente Médio rumo à África.
Diversos especialistas sugerem que o voo, incomum na região, seria para entregar o primeiro caça PAC JF-17 Thunder produzido para a Força Aérea da Nigéria (NAF). Sites de rastreamento de voos mostraram que o Il-78 decolou do Paquistão em rota para algum ponto da África Ocidental, supostamente a Base Aérea de Makurdi, na Nigéria.
Curiosamente, pelos registros dos sites de monitoração de voos on-line, no dia 23 de março, o IL-78 da PAF teria pousado em Washington, EUA.
Em 2018, o Paquistão e a Nigéria teriam assinado um contato para a produção de três caças Pakistan Aeronautical Complex (PAC)/Chengdu JF-17. Conforme o jornal Pakistan Express Tribune, a quantidade efetivamente adquirida pelo governo nigeriano não foi divulgada, uma vez que os pagamentos não estariam sendo cumprindo na plenitude. Cabe salientar que desde meados do ano passado, pilotos nigerianos estão no Paquistão realizando treinamentos no JF-17.
Os novos JF-17 deverão complementar a frota de F-7Ni da NAF, por conta das diversas perdas operacionais. Estima-se que cerca de um terço dos 15 F/FT-7Ni foram perdidos em acidentes. Os três futuros PAC JF-17, teriam as matrículas reservadas NAF-720, NAF-721 e NAF-722.
O Comando da Força Aérea Nigeriana vem implementando um programa de modernização da frota, o que inclui a aquisição de helicópteros de ataque Mi-35M, aeronaves de apoio aéreo aproximado A-29 Super Tucano, jato de vigilancia e patrulha CJ3, atualização de Aero L-39Z e C-130 Hércules, além de estudar a aquisiação de aeronaves de ataque leve Leonardo M346.
@FFO