Israel e Eslováquia fecham contrato por radares. Ministérios da Defesa de Israel e da Eslováquia assinaram no dia 25 de março um acordo de exportação de defesa. O Ministério da Defesa de Israel entregará 17 sistemas de radar produzidos pela Israel Aerospace Industries (IAI) ao Ministério da Defesa da Eslováquia em um acordo que totaliza aproximadamente €148 milhões como ja havíamos adiantado aqui.
Numa cerimónia comemorativa realizada no Ministério da Defesa da Eslováquia em Bratislava, o Diretor Nacional de Armamento da Eslováquia, Sr. Zekucia e o Chefe da Direção de Cooperação Internacional de Defesa (SIBAT) do Ministério da Defesa de Israel, Brig General (Res.), Yair Kulas, assinaram o acordo inédito entre os dois países para a aquisição de 17 radares IAI.
O acordo inclui a transferência de tecnologia e conhecimento de Israel para a Eslováquia, bem como cooperação industrial. Os componentes do radar serão fabricados em colaboração com as indústrias de defesa da Eslováquia, sob orientação profissional do IAI e do Ministério da Defesa.
O radar a ser implantado é o MMR (Multi Mission Radar), fabricado pela subsidiária da IAI, a ELTA Systems. Muito provável que o modelo seja o ELM-2084, um radar móvel S-Band que apresenta um avançado 4D Active Eletronicically Steered Array (AESA) para missões de Defesa Aérea, Vigilância e Localização de Artilharia (WLR). O radar detecta ameaças aerotransportadas, classifica-as, calcula seu nível de ameaça e fornece dados essenciais que permitem que os sistemas neutralizem várias ameaças simultaneamente. Além disso, esses sistemas de radar serão interoperáveis com os mecanismos de defesa da OTAN.