Satélites Pléiades Neo chegam a Kourou para o lançamento. Os dois primeiros satélites de imagem Pléiades Neo construídos pela Airbus chegaram ao aeroporto de Cayenne, na Guiana Francesa, e agora estão a caminho do Centro Espacial Europeu em Kourou.
Com lançamento previsto para abril de 2021 a bordo de um lançador Vega, o Pléiades Neo 3, o primeiro da nova geração de satélites de altíssima resolução, se juntará à frota existente de satélites ópticos e de radar da Airbus. Ele será seguido de perto por seu irmão-gêmeo, Pléiades Neo 4, também programado para lançamento em um foguete Vega, algumas semanas depois. Totalmente financiado, fabricado e de propriedade da Airbus, a Pléiades Neo fornecerá aos clientes comerciais e institucionais percepções de alto nível para a próxima década. Cada satélite adicionará meio milhão de km² por dia em imagens com uma resolução nativa de 30 cm.
As imagens serão facilmente acessíveis na plataforma digital OneAtlas da Airbus, permitindo aos clientes acesso imediato aos dados recém-adquiridos e arquivados, bem como análises extensivas. Composta por quatro satélites idênticos, a frota Pléiades Neo trabalhará em conjunto com os satélites Pléiades existentes. Eles também têm links inter-satélites com satélites geoestacionários SpaceDataHighway (EDRS) para permitir aquisições urgentes em apenas 30 a 40 minutos após a solicitação da tarefa, para responder rapidamente às situações mais críticas.
“A Pléiades Neo é uma virada de jogo para a Airbus e seus clientes de geo-inteligência. Graças aos nossos investimentos inovadores e arrojados, podemos oferecer uma constelação de última geração, com imagens de resolução de 30 cm quase em tempo real, abrindo uma gama completamente nova de aplicações para dar aos nossos clientes mais detalhes, mais rapidamente”.
Jean-Marc Nasr – Chefe de sistemas espaciais da Airbus.