A Agência de Material de Defesa da Noruega (Forsvarsmateriell-FMA), em associação com a Kongsberg Defense & Aerospace (KDA), o Norwegian Defense Research Establishment (FFI), o F-35 Joint Program Office e o Departamento de Defesa dos EUA realizaram com sucesso os primeiros lançamentos do míssil JSM (Joint Strike Missile), a partir de um caça Lockheed Martin F-35A Lightning II.
Os voos de experiências ocorreram em fevereiro na região da Base Aérea de Edwards, Califórnia, e tornado público apenas no último dia 20 de março. Os testes envolveram o míssil JSM integrado ao F-35A, matrícula AF-01, do 412th Test Wing da Força Aérea dos EUA (USAF), configurado como plataforma de testes.
Iniciados em 2020, os primeiros testes foram realizados com lançamentos no solo em Edwards AFB. Os voos de fevereiro, fizeram parte do programa de testes contínuo para verificar a integração e segurança de lançamento do JSM à partir do Lightning II.
Como parte das verificações do processo de liberação em voo do JSM, a aeronave foi equipada com três câmeras no interior do compartimento de armamentos, um pod com câmera externa e três câmeras adicionais nas asas. Um profissional filmou todo o procedimento de lançamento a partir de um F-16 biplace, usado como aeronave paquera nos voos de testes.
“Para analisar com precisão o que ocorre com a aeronave e o míssil JSM no momento do lanlçamento, ambos receberam marcas fotográficas especiais, são posicionadas em pontos específicos. A partir disso, podemos ver através dos vídeos exatamente como o JSM se comporta em seu caminho de saída do compartimento de bombas no F-35A”, disse o Brigadeiro Jarle Nergård, da Força Aérea Real Norueguesa (RNoAF) e Chefe do Departamento F-35 da FMA.
O Joint Strike Missile (JSM) é um sistema de mísseis guiado stand-off de quinta geração, de longo alcance, projetado pela Kongsberg Defense Systems para as forças armadas norueguesas. Ele é projetado para integração com aeronaves de asa fixa para uso em alvos terrestres e navais, e pode ser implementado em missões de combate de superfície (ASuW) e apoio de fogo naval (NFS) em mar aberto, ambientes terrestres e litorâneos. O desenvolvimento inicial do JSM foi concluído em meados de 2018 após uma série de testes de validação bem-sucedidos, enquanto a integração do JSM no caça F-35 deverá ser concluída entre 2022 e 2024.
@FFO