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Marinha dos EUA resgatou helicóptero à quase 6.000 metros de profundidade no Pacífico

24 de março de 2021
O MH-60S do HSC-12 "Golden Falcons" estava a uma profundidade de quase seis mil metros, na Fossa de Ryukyu, Oceano Pacífico (Foto: USN).
O MH-60S do HSC-12 “Golden Falcons” estava a uma profundidade de quase seis mil metros, na Fossa de Ryukyu, Oceano Pacífico (Foto: USN).

Com a ajuda de um robô de mergulho controlado remotamente, a unidade de salvamento da Marinha dos Estados Unidos (US Navy), recuperou um helicóptero acidentado em uma profundidade de 5.814 metros (19.075 pés) abaixo da superfície.

O resgate aconteceu em 18 de março, na costa da ilha de Okinawa, japão, e bateu o recorde mundial de recuperação de aeronave em profundidade, e a partir de agora a causa do acidente poderá ser investigada.

O helicóptero Sikorsky MH-60S Seahawk, matrícula BuNo 167832/NF-610, operado pelo Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 12 “Golden Falcons”, caiu no Oceano Pacífico em 25 de janeiro de 2020, enquanto operava a partir do navio de comando anfíbio USS Blue Ridge (LCC-19). Todos os cinco tripulantes conseguiram deixar a aeronave ilesos, antes do afundamento na Fossa Ryukyu, cuja profundidade é de aproximadamente 6.000 metros.

A pedido do Comando da Frota do Pacífico, a unidade de operações de resgate e mergulho SUPSALV (Supervisor of Salvage and Diving) do Naval Sea System Command (NAVSEA), já havia plotado e filmado os destroços do helicóptero no ano passado.

O SUPSALV voltou ao local neste mês, com o CURV 21, um veículo operado remotamente para operações em águas profundas, com capacidade de mergulho de até 20 mil pés. O robô de controle remoto levou apenas um dia para prender os cabos e puxar o SeaHawk acidentado de uma profundidade de 19.075 pés.

“No geral, esta missão foi muito rápida e um sucesso completo. Nossos esforços confirmaram a precisão dos requisitos da Marinha para busca e resgate em alto mar. É uma grande vantagem para a segurança da aviação naval ter a capacidade de recuperar um helicóptero desta profundidade e disponibilizá-lo para determinar a causa do acidente”, disse Bryan Blake, Gerente de Programa de Projetos em alto mar da SUPSALV.

O HSC-12 fica baseado na Estação Naval de Atsugi, Japão, onde estão alocados três esquadrões Seahawk. Além do dos “Golden Falcons” e seus MH-60S Seahawk, ainda estão na NAS Atsugi o Helicopter Maritime Strike Squadron Five One (HSM-51) “Warlords” e o Helicopter Maritime Strike Squadron Seven Seven (HSM-77) “Saberhawks”, ambos operando os MH-60R Seahawk.

Os destroços do MH-60 serão levados para Yokosuka, Japão, de onde será transportado para os EUA para o início das investigações.

@FFO

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