A Heyl Ha’Avir, ou Força Aérea de Israel (IAF), deve receber em breve o seu novo jato Gulfstream G550 Nachshon CAEW (Conformal Airborne Early Warning). Em 16 de março, a nova aeronave, ainda ostentando o prefixo civil norte-americano N552GD, deixou as instalações da Gulfstream Aerospace, em Savannah, EUA, em voo de translado para Israel, com uma escala técnica e pernoite em Shannon, na Irlanda.
Em Israel a aeronave deverá receber os equipamentos e sistemas produzidos pela Israel Aerospace Industries (IAI) e Elta Electronics Industries, que irão efetivamente transformar o jato executivo, no mais novo Nachshon do Esquadrão 122, da Base Aérea de Nevatim.
Com a fuselagem altamente modificada pelo fabricante, os G550 CAEW são equipados com um conjunto de equipamentos, sistemas e antenas desenvolvidos pelas empresas israelenses IAI e Elta, destinados para as missões de superioridade aérea, alerta antecipado e inteligência de sinais. O poderoso radar eletrônico (AESA) EL/W-2085, com alcance é de 450 quilômetros, pode rastrear cerca de 1000 alvos simultaneamente (aéreos ou marítimos).
@FFO