No último sábado (20/03), o governo francês enviou 9.600 doses da vacina contra o coronavírus para os cidadãos no território ultramarino de St. Pierre e Miquelon, localizado na América do Norte, ao sul da província canadense de Terra Nova.
Para garantir que a vacina chegasse o mais rápido possível para os cerca de 5.800 habitantes do arquipélago, a Armée de l’Air et de l’Espace usou um Dassault Falcon 2000 para transportar a preciosa carga.
A aeronave partiu da Base Aérea 107 Villacoublay, ao sul de Paris, em voo direto para o Aeroporto de Saint-Pierre Pointe-Blanche (FSP/LFVP). Além dos dois recipientes especiais refrigerados contando as vacinas, produzidas pelo laboratório Moderna, o Falcon 2000 levou uma carga de seringas suficientes para a vacinação de toda população do arquipélago francês.
O voo foi acompanhado por Annick Girardin, Ministra para Assuntos Marítimos, e que cresceu em St. Pierre et Miqueleon. O diminuto volume da carga possibilitou que ela pudesse ser completamente transportada no compartimento de bagagem do jato executivo.
No domingo, 21 de março, foram iniciadas as vacinações no arquipélago, com a equipe médica sendo os primeiros imunizados, e na sequência da semana todos os moradores receberão as suas doses contra o Covid-19.
@FFO