Mais A-29B para as Filipinas. A Força Aérea Filipina (PhAF) anunciou que está estudando a compra de um novo lote de ataque leves Embraer 314 Super Tucano. Segundo informou o site do Ministério da Defesa das Filipinas, seriam adquiridas mais 18 unidades direto da Embraer, com 12 entregues até o final de 2022 e mais seis até 2024.
A ideia vem sendo discutida desde outubro do ano passado, logo após a incorporação dos seis primeiros A-29B, que chegaram ao país em setembro de 2020, após uma longa viagem iniciada na sede da Embraer, em São José dos Campos/SP, como informamos aqui. O objetivo é continuar a substitui a antiga frota de Rockwell OV-10A/C Bronco em missões de ataque, COIN, CAS e vigilância de fronteira. Com o novo lote, seria possível também aposentar os igualmente veteranos SAI Marchetti SF-260TP.
Tanto o AV-10A/C, como os SF-260TP remanescentes, voam no 17th Attack Squadron – “Jaguars” sediado na Danielo Atienza Air Base (RPLS) em Cavite – uma província localizada ao sul da baía de Manila, mesma base onde hoje estão os seis Super Tucanos do 16th Attack Squadron – “Eagles”. Ambos os esquadrões são subordinados a 15th Strike Wing.
O Governo das Filipinas anunciou em 30 de novembro de 2017 a compra de seis A-29 Super Tucano, com opção para mais 18 unidades, por US$ 99,3 milhões. A primeira aeronave ainda com matricula brasileira – PT-ZZM voou em 4 de novembro de 2019 em São José dos Campos/SP.
@CAS