O Ministério da Defesa da França confirmou em 18 de março a encomenda de 367 mísseis MICA NG (Next Generation) a MBDA. O despacho confirmando a compra foi assinado no dia de março de 2021 pelo Ministro das Forças Armadas, foi enviado pela Direction Générale de l’Armement (DGA), órgão responsável pela aquisição de armamento na França. o fabricante.
A entrega des lote de 367 MICA NG deverá ocorrer entre 2028 e 2031, para equipar os caças dao Armée de L’Air et de l’Espace e da Marinha Nationale.
Esta aquisição faz parte do programa de reequipagem militar 2019-2025. Um total de 567 MICA NG estão estão sendo adquiridos ao custo de1,8 mil milhões de euros . Este valor já inclui os 200 misseis já encomendados à MBDA pela DGA no final de 2018, com entrega a partir de 2026.
Os MICA NG irão substituir os MICA atuais, previstos para serem retirado em 2028 e atualizar as capacidades de interceptação de médio alcance, combate próximo (dogfighting) e autoproteção dos caças Mirage 2000-5 e Rafales F3 Força Aérea Francesa e dos Rafales M da Marinha.
O MBDA MICA (Missile d’Interception, de Combat et d’Autodéfense), ou míssil de interceptação, combate e autodefesa é destinado a combater ar-ar ou terra-ar em todas as condições meteorológicas. E do tipo “atire e esqueça”, para ações de curto e médio alcance. Destina-se ao uso tanto por plataformas aéreas, quanto por unidades terrestres e navios, estas equipados com o MICA Vertical Launch System de tiro rápido.