USN: FRCE trabalha para reduzir tempos de MRO. Após o sucessos na redução dos tempos de manutenção, reparo e revisão geral (MRO – Maintenance, Repair and Overhaul) da aeronave Boeing VM-22 Osprey, o Fleet Readiness Center East (FRCE) da Marinha Americana (USN) tem como objetivo melhorar os tempos de resposta do helicóptero Sikorsky MH/CH-53.
O objetivo é reorganizar os métodos de manutenção do CH-53, agilizando e reduzindo os tempos de parada para revisão, seguindo o exemplo já demonstrado na frota de V-22. Recentemente o FRCE entregou um VM-22 de volta a frota no dia 5 de março, após revisão geral, em apenas 220 dias, quando o normal seria 420 dias em média. Neste meso dia outros VM-22 foi entregue com apenas 303 dias de parada.
Esta capacidade fez a USN através do Naval Air Systems Command and Commander, Fleet Readiness Centers visitar a FRCE para buscar novos tempo de MRO para o CH-53E, usando os métodos aplicados ao VM-22.
A redução dos tempos de serviço decorre, em parte, das mudanças trazidas pelo Naval Sustainment System (NSS), fruto de uma série de iniciativas implementadas em meados de 2019 que trouxeram foco nas pessoas, peças e processos (metodologias), que proporcionou aos profissionais de manutenção do FRCE as ferramentas de que precisam para realizar o trabalho.
Os líderes do FRCE aplicaram as iniciativas NSS primeiramente para apoiar os F/A-18E/F Super Hornet. Com resultados positivos, a NSS foi extendida aos E-2D e agora no VM-22. Os resultados vem de três fatores: primeiro o conceito de equipe para manutenção, em que o mesmo grupo conduz a revisão da aeronave por todo o processo, desde a indução na linha até a retorno à frota; segundo a aplicação estratégica de horas de trabalho para a aeronave que mais se beneficiará com o “empurrão” – isto é trabalhar na aeronave certa, que tem menos problemas e seguirá os passos de forma contínua sem paradas por questões extracampo; e por fim, a criação de um centro de controle de produção dedicado, por onde passam todas as atividades de manutenção. Com esses aspectos em vigor, o novo tempo de resposta fica reduzido e com prazos realistas.
“Todo mundo trabalhando junto é o que faz isso acontecer. Já estávamos no caminho certo para vencer os 420 dias; com as mudanças que fomos capazes de implementar passamos para uma rotação de 250 dias, um número que pode ser alcançados na maioria das aeronaves”.
Andrew Rock – Chefe do setor de manutenção do MV-22 da FRCE.
Agora, os líderes planejam pressionar por tempos de resposta da linha de helicópteros de CH-53. De acordo com David Thorpe, chefe da linha de H-53, o FRCE começou a implementar os princípios do NSS há algum tempo e agora os resultados estão começando a aparecer.
O tempo de resposta negociado para um helicóptero CH-53 Sea Stallion atualmente é de 271 dias, disse Thorpe, e a FRCE está tentando reduzi-lo para 250 dias. Com o MH-53, o FRCE espera reduzir o tempo de resposta dos 300 dias negociados para 277 dias. O FRCE pode atingir esse objetivo se as cadeias de abastecimento estiverem fluindo e a coordenação entre os parceiros funcionar sem problemas – problemas que as iniciativas da NSS procuram resolver.
“Ter um tempo de retorno de 250 dias para o CH-53 é viável e realista – mas um dos maiores problemas que temos que corrigir é a postura de abastecimento. É uma estrutura antiga, então a condição de entrada de suprimento desempenha um papel importante, especialmente nos últimos anos. Temos o que chamamos de ‘ferro cansado’, portanto, melhorar o processo no qual identificamos a necessidade de fabricar uma peça que não está na prateleira será fundamental, e essa é uma das 10 principais iniciativas NSS para melhorar o retorno do H-53 no prazo”.
David Thorpe, chefe da linha de H-53.
A FRCE é a maior fornecedora de serviços técnicos, de manutenção, reparo e revisão da Carolina do Norte, com mais de 4.000 civis, militares e trabalhadores terceirizados. Sua receita anual ultrapassa US$ 1 bilhão. O depósito gera poder aéreo de combate para fuzileiros navais e forças navais americanas, ao mesmo tempo que serve como parte integrante da US Navy.
@CAS