Em 17 de março, os oficiais comandantes franceses da Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) e da Marine National, anunciaram a aceitação oficial da última versão operacional do Dassault Rafale F3-R. A declaração do Almirante Pierre Vandier, Chefe do Estado-Maior da Marine National, e do General Philippe Lavigne, Chefe do Estado-Maior da Armée de l’Air et de l’Espace, significa que a nova versão do Rafale poderá atuar no porta-aviões Charles de Gaulle e no destacamento da Operação Chammal na Síria e Iraque.
A versão F3-R foi entregue pela Dassault Aviation em julho de 2019, para avaliações das forças armadas francesas, e foi declarada a IOC (Capacidade Operacional Inicial) em dezembro daquele ano.
O novo Rafale F3-R foi desenvolvido em conjunto pela Dassault, Thales, MBDA e Safran a partir de um contrato assinado em janeiro de 2014 com o governo francês. O F3-R recebeu as principais atualizações de software e hardware, a integração do míssil ar-ar Meteor (BVRAAM), a versão mais recente da bomba guiada à laser Sagem Armement Air-Sol Modulaire (AASM), o radar AESA Thales RBE2, pod de mira Thales TALIOS, automatic ground collision avoidance system (Auto-GCAS), pod aprimorado de reabastecimento buddy-buddy e sistema de guerra eletrônico Spectra.
@FFO