Na quinta-feira (18/03), a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou 11 toneladas de insumos para Rio Branco (AC). O material faz parte da campanha da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) em apoio ao Estado do Acre. O objetivo é atenuar o sofrimento da população local que está em situação de vulnerabilidade decorrente das enchentes, do surto de arboviroses e da pandemia da COVID-19.
O C-130M Hércules, FAB 2476, operado pelo 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, decolou do Rio de Janeiro (RJ) às 09h36 (horário de Brasília) e pousou na capital acreana às 16 horas. Entre os itens transportados estão máscaras de proteção descartável e de tecido, repelentes, medicamentos, álcool em gel e inseticidas.
Segundo o Presidente da Cruz Vermelha, Júlio Cals, o apoio da FAB é fundamental para que a ajuda chegue a quem necessita. “A Cruz Vermelha Brasileira não mede esforços para levar ajuda humanitária a todos os lugares, mas não conseguiríamos atender prontamente às necessidades do Acre sem o apoio da Força Aérea Brasileira. Juntos, somamos forças e conseguimos ajudar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.
No dia 11 de março, a FAB já havia transportado cerca de 12 toneladas de alimentos para Rio Branco. O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, para atuar nas missões em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.
Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.
@FFO