E-2D: capacidade de missão 5 meses antes do previsto, graças aos esforços feitos pelo Escritório do E-2/C-2 Airborne Command & Control Systems Program Office (PMA-231) e do Airborne Command & Control Logistics Wing (ACCLOGWING).
“O F / A-18 e o EA-18G têm sido o foco principal da Marinha para aumentar significativamente a capacidade de missão nos últimos anos. Agora é hora de o E-2D entrar no centro das atenções e tirar lições aprendidas desses outros programas de sucesso e do [Sistema de Sustentação Naval-Aviação] e integrá-los em nossa própria campanha de aeronaves com capacidade de missão”.
Capitão Pete Arrobio – Gerenciador de programas PMA-231.
PMA-231 e ACCLOGWING lançaram os esforços do Naval Sustainment System-Aviation (NSS-A) em 2020 para melhorar a prontidão das aeronaves E-2D. Ele foi concebido em dois grupos. Um com o objetivo de prover para a frota 28 aeronaves Mission Capable (MC) e o outro sustentar 22 aeronaves na configuração Fully Mission Capable (FMC). O primeiro objetivo foi alcançado pela primeira vez em 3 de fevereiro, cinco meses antes do término planejado para 1º de julho.
“Este é um esforço prático em toda a nossa comunidade para alcançar, sustentar e superar 28 MC e, ao mesmo tempo, ir atrás da FMC”, disse Arrobio.
O NSS-A aplica uma abordagem integrada a uma estrutura baseada em dados e orientada por análises, aproveitando as melhores práticas da indústria para aumentar as peças de reposição, melhorar a capacidade e manter aeronaves.
A implantação envolve os esforços de reforma de nível organizacional (O-Level = Organizational-level ) do NSS-A, uma iniciativa que começou há aproximadamente dois anos como uma forma de melhorar a prontidão em toda a aviação naval. Sob a direção do então Secretário de Defesa, o F/A-18E/F e o EA-18G serviram como projetos iniciais para a introdução do NSS-A.
No último mês, 28 MC E-2D estiveram disponíveis em média, o que representa uma conquista significativa, acrescentando que eles estão se operacionais, tendo quantidades suficientes de peças sobressalentes em prateleira para manter e atender as necessidades operacionais da Frota.
Para sustentar 28 aeronaves na linha de frente, o PMA-231 está focado em garantir que haja na realidade 37 aeronaves E-2D disponíveis de um total de 46 do inventário. Este número (37) exclui aeronaves no Intervalo de Manutenção Planejada (PMI) I, PMI II, modificações do sistema de reabastecimento Aéreo (ora em curso) e modificações adicionais planejadas para a aeronave E-2D.
Ao mesmo tempo, enquanto se concentra no MC, o escritório do programa e o ACCLOGWING estão focados no objetivo dois, isto é, cumprir a meta de 22 FMC E-2D.
“A Marinha investiu no E-2D por causa das capacidades únicas e críticas de combate. A manutenção persistente de 28 MC é um marco importante, mas alcançar os 22 FMC E-2D será preparar o terreno para vencermos os adversários. Este é o número crítico que suporta os esquadrões desdobrados e treinamento de ponta”.
Capitão Mike France – Comando Aerotransportado e Controle e Comandante da Ala Logística
A missão do PMA-231 é desenvolver, adquirir e manter aeronaves de comando, controle e logística baseadas em porta-aviões como o E-2C Hawkeye, o E-2D Advanced Hawkeye e o C-2A Greyhound.
@CAS