Noruega recebe décimo AW101 SAR. Apesar dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, Leonardo entregou com sucesso mais um helicóptero AW101 Mk.612 de busca e resgate em todos os climas (AWSAR) para o Ministério da Justiça e Segurança Pública da Noruega.
O RoNAF 0280 faz parte de um lote de 16, cuja as seis aeronaves restantes estão atualmente sendo montadas, integradas e testadas nas instalações de Leonardo em Yeovil, Reino Unido.
O esquadrão 330 da Real Força Aérea Norueguesa (No. 330 Squadron RNoAF ), que opera a plataforma, completou mais de 200 horas de voo, principalmente, em operações SAR, que incluíram várias missões de salvamento em ambientes inóspitos da Noruega, como um resgate noturno na montanha, um resgate offshore, bem como um transporte de emergência.
Após a entrada em operação na Sola Air Station (SVG/ENZV) em setembro de 2020, outras bases como Ørland Main Air Station (OLA/ENOL) e Station Group Banak (LKL/ENNA) deverão se tornar operacionais este ano. s novos helicópteros – batizados localmente de SAR Queen – proporcionarão maior segurança no longo da costa e em áreas remotas do país.
Para a entrega, a tripulação seguiu os procedimentos operacionais rigorosos da Covid-19, com o equipamento de proteção respiratória (RPE) e o equipamento de proteção individual adequados. A tripulação utilizou seu capacete e máscara de oxigênio inovadores, desenvolvidos pela Leonardo em Yeovil. Esta tecnologia permite que a tripulação opere a aeronave enquanto estiver próxima uma da outra na cabine. Esta tecnologia exclusiva usa uma máscara de oxigênio existente, que é compatível com capacetes/visores, e tem um microfone embutido para comunicação e uma mangueira de ar, que é conectada por meio de um filtro padrão de uma máscara facial RPE. A aeronave decolou de Yeovil no início da manhã de 4 de março, para um voo de 5 horas.
@CAS”