A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) desativou os últimos três F-4EJ Phantom ainda em serviço. As aeronaves matrículas 17-8301/301, 47-8336/336 e 07-8431/431, voaram pela última vez na Base Aérea de Gifu, norte de Nagoya, em 17 de março.
Os últimos Phantom japoneses (dois F-4EJ e um F-4EJ “Kai”) estavam em operação na Air Development and Test Wing, unidade especializada em testes pré-operacionais e verificação de equipamentos da força aérea.
A última decolagem da esquadrilha de F-4EJ ocorreu às 08h55 (local) para um voo local de 40 minutos, com direito a várias passagens sobre a base aérea. Após o derradeiro pouso, os últimos Phantoms do Japão foram recebidos pelo tradicional water salute dos bombeiros e aplausos do pessoal do JASDF reunido no pátio.
O Japão operou um total de 154 F-4 Phantom de 1968 a 2021, sendo que 138 foram produzidos localmente, sob licença, pela Mitsubishi Heavy Industries. Em 1984 foi iniciado um programa de conversão de 96 unidades para a versão de reconhecimento F-4EJ Phantom Kai, com a instalação de modernos radares doppler Westinghouse APG-66J com recursos aprimorados. Outras melhorias envolveram o novo computador de missão, HUD, identificação IFF e um sistema de navegação aprimorado. Essas atualizações permitiram o uso de mísseis antinavio Mitsubishi ASM-1 e ASM-2 entre outros armamentos ar-solo.
Com a saída de serviço dos F-4EJ japoneses, a Coréia do Sul é o último operador desse icônico jato na região Ásia-Pacífico. A JASDF, e também a Força Aérea Real da Coréia do Sul (RoKAF), estão modernizando as suas frota com novos Lockheed Martin F-35A Ligtining II.