Em 10 de março, o 29th Weapons Squadron (29th WS) realizou surtidas de treinamento de combate dissimilar (DACT – Dissimilar Aircraft Combat Training), em conjunto com 100th Fighter Squadron “Red Tails” (100th FS) da Guarda Aérea Nacional do Alabama.
Os esquadrões enviaram dois F-16C Fighting Falcons para voar contra três C-130J Super Hercules, oferecendo aos alunos do C-130 Weapons Instructor Course (WIC) e para os pilotos F-16 uma oportunidade de praticar interceptações de aeronaves de grande porte com velocidades distintas.
O objetivo do WIC adestrar os tripulantes de C-130J em táticas de dissuasão e liderança em cenários de combate aéreo. São selecionados pilotos-instrutores e navegadores-instrutores de alto nível para participar do treinamento e levar os conhecimentos e habilidades recebidas para suas respectivas unidades, aumentando a capacidade e letalidade da força.
De acordo com o Capitão Matthew Rounds, Comandante do 29th WS, pilotar surtidas DACT compõem a fase de treinamento e emprego de fundamentos para os alunos.
“Esta fase é usada para instruir nossos alunos sobre táticas de emprego avançado, como interceptação aérea, permitindo-lhes realizar várias iterações para capacitá-los a desenvolver lições aprendidas para ensinar o resto da comunidade MAF [Mobility Air Forces]”, disse o
Para cada unidade envolvida, o objetivo do treinamento DACT tem as suas particularidades distintas:
Para os alunos do 29th WPS, foi a primeira oportunidade de analisar criticamente as suas táticas, técnicas e procedimentos junto com suas avaliações pessoais quando interceptados por um caça de alta performance.
O 100th FS utilizou o treinamento para fornecer experiência aos seus pilotos para interceptar alvos de baixa altitude e velocidades diferentes, tanto como aeronaves individuais quanto de formação.
Na conclusão do treinamento, as tripulações se reuniram para um debrifing, permitindo que os pilotos do MAF e das Combat Air Forces compartilhassem suas experiências durante a surtida.
“No geral, este treinamento integrado ofereceu aos nossos alunos a oportunidade de validar suas avaliações e desenvolver uma maior compreensão de como nossos irmãos CAF processam combates aéreos”, disse Rounds.
@FFO