Um paraquedista militar russo ficou preso para o lado de fora de um helicóptero Mil Mi-8 Hip, do 112º Regimento de Helicópteros Independentes, das Forças Aeroespaciais da Rússia (RF VKS). O voo de treinamento aconteceu sobre a Base Aérea Tchita Cheryomushki, em Zabaykalsky Krai, Extremo Oriente do país. Felizmente a aeronave conseguiu pousar em segurança.
O fato aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (17/03), quando um vídeo imediatamente começou a circular nas redes sociais. As imagens mostram o militar literalmente pendurado no helicóptero pelo cordame do pára-quedas principal, aparentemente preso na porta traseira da aeronave. Não foi esclarecido se o militar estava usando o método de salto estático, no qual o pára-quedas abre automaticamente, ou se ele estava saltando em queda livre, no qual iniciaria a sequência de abertura manualmente. Foi especulada a hipótese de que o paraquedista possa ter saltado de uma das portas laterais do Mi-8, antes de ficar preso em algum ponto da fuselagem.
O paraquedista teve muita sorte, uma vez que o seu pára-quedas pode ter sido danificado e ter ficado inutilizável, em caso o salto fosse concretizado. Possivelmente o equipamento continha um pára-quedas reserva, mas os cabos deveriam estar tão firmemente emaranhados no helicóptero, que não havia como soltá-los para que o militar pudesse usar o velame alternativo.
Uma investigação foi aberta para descobrir o motivo deste grave incidente, que felizmente teve bom desfecho para todos envolvidos, principalmente pela perícia dos pilotos de manter a calma e levar o militar preso na fuselagem até o solo em segurança.
@FFO