280 ataques em 4 dias! Estes são os números estatísticos, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR -Syrian Observatory for Human Rights) sobre a atividade russa na Síria. Os dados apontam que a Rússia realizou 280 ataques aéreos em 96 horas (quatro dias) entre os dias 8 e11 de março de 2021. De acordo com o SOHR, as unidades russas realizaram quase metade deles nas 24 horas entre 10 e 11 de março.
O SOHR também afirma que o exército sírio também aumentou sua atividade. Em 24 horas, o Exército Árabe Sírio disparou 225 projéteis de artilharia e mísseis. Ainda não há um número exato de mortos nos ataques russos e sírios, mas especialistas acreditam que o número de vítimas pode chegar a cerca de 300.
As Forças Aérea Russa (Voyenno-Vozdushnye Sily – VVS) atacaram o deserto de Hama oriental, as vizinhanças de Al-Rahjan-Atariya, o triângulo Aleppo-Al-Raqqa-Hama e o deserto de Palmyra no leste de Homs. Não apenas as posições do Estado Islâmico, mas também as unidades que apoiam a ocupação turca da Síria.
O Exército Árabe Sírio lutou principalmente em Jabal Ez-Zawiya na província de Idlib, concentrado nas aldeias de Al-Fatira, Safokhin, Kansafra, Al-Ruwaiha, Benin, Flifel e nos arredores de al-Baraha. A densidade dos Ataques da VVS, indicavam que s ataques deveriam continuar e de fato seguiram, porém sem a mesma força do dia 11.
A Rússia também usou mísseis balísticos na Síria. Além dos ataques aéreos da Rússia aumentou seu uso de artilharia e mísseis balísticos nos últimos dias. Em 5 de março, os militares russos atacaram comboios e depósitos de petróleo com destino à Turquia. Dois tipos de mísseis balísticos foram usados - Iskander e Tochka-U OTRK. Os ataques ocorreram a cerca de 1,5 km da fronteira com a Turquia. A guerra civil, que de civil só tem o nome parece não ter fim e hoje envolve uma colcha de retalhos com sírios, turcos, russos, americanos, minorias e grupos terroristas.
@CAS